Quilombo e a Literatura para a infância

balanço de uma década de pesquisas apresentadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Autores

  • Blenda Priscila Alencar da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Giovana Carla Cardoso Amorim Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Literatura para a infância, Quilombo, Crianças negras

Resumo

O trabalho em tela, apresenta um Estado do Conhecimento sobre a presença quilombola em pesquisas na pós-graduação stricto sensu no Brasil, que abordam a literatura para a infância. Utilizamos como banco de dados a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e como resultado, observou-se que as pesquisas destacam a importância da Literatura para a infância como uma possibilitadora para compreender a verdadeira memória, história e saberes da cultura afro-brasileira, objetivando a formação de leitores multiculturais e críticos. Contudo, estudos que abordem a temática quilombola na Literatura para a infância são escassos no meio acadêmico.

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Biografia do Autor

Blenda Priscila Alencar da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora do quadro efetivo do município de Amontada. Contadora de histórias e facilitadora em Artes.

Giovana Carla Cardoso Amorim, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007). Pós doutora. É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PosEdud). 

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

SILVA, B. P. A. da; AMORIM, G. C. C. Quilombo e a Literatura para a infância: balanço de uma década de pesquisas apresentadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023010, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/981. Acesso em: 22 dez. 2024.