Trameses
Llista de verificació per preparar trameses
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Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino
O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.
Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em relação às suas pesquisas com seres humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não há o cuidado da submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação dos registros de consentimento e assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos de técnicas estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos.
O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em:
https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639
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A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade. Não aceitamos artigos das áreas de Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática
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- A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.
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ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS
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