Trameses

Necessiteu Vés a l’inici de sessió o Registrar per fer una tramesa.

Llista de verificació per preparar trameses

Com a part del procés de la tramesa, els autors/ores han de verificar que compleixen totes les condicions següents. En cas que no se segueixin aquestes instruccions, les trameses es podran retornar als autors/ores.

Directrius per a l’autor/a

Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 

 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

  • O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Formação de Professores. 
  • A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade. Não aceitamos artigos das áreas de Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática

  • A RIFP aceita trabalhos de "estado da arte", "estado do conhecimento", "revisão sistemática" desde que justifiquem claramente o banco de dados utilizado para coleta de dados e o período analisado. Não são aceitos trabalhos que analisem período menor a 10 anos.

 

  • O arquivo submetido está em *.doc, *. Proibido enviar arquivo em PDF.

 

 

  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

  • O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

  • A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.

 

  • Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores.

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Artigos

Política padrão de seção

Declaració de privacitat

Els noms i les adreces de correu electrònic que hi ha al lloc web de la revista només s'utilitzaran per als usos indicats en aquesta revista i no estaran disponibles per cap altre ús ni per terceres parts.