Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission file is in Microsoft Word format.
  • The text is in Times New Roman font size 12, with space between the lines of 1.5, justified alignment, indentation of the first line of the paragraph of 1.25 cm; figures and tables are inserted in the text.
  • The contribution is original and unpublished, and is not being evaluated for publication by another journal.
  • The RIFP publishes unpublished articles in Portuguese, Spanish and English.
  • Para submeter um original para publicação, é essencial que o autor proponente esteja cadastrado com papel de autor. Isso pode ser feito clicando na aba "página do usuário" e, em seguida, em "editar meu perfil".
  • Os(as) autores(as) que tiverem seus trabalhos aprovados, em qualquer idioma, deverão arcar com as despesas de revisão do texto, o que não constitui taxa de publicação. O artigo após aprovação deverá ter revisão profissional ortográfica, gramatical e de normas da ABNT realizada por profissional de revisão e formação em Letras, e ser inserido em documento suplementar (para baixar o modelo, clique aqui).
    (para baixar o modelo, https://docs.google.com/document/d/1ylrQqGtqxaMU1lcVZQISeDuSQHBz7W2L/edit?usp=sharing&ouid=109818212586345770808&rtpof=true&sd=true
  • O tamanho do artigo, contado a partir do primeiro título de seção até a última palavra da última seção, deve estar entre 4000 e 7000 palavras. Na contagem não entram as referências.
  • É expressamente proibido alterar a formatação do template, sob pena de arquivamento da submissão.

Author Guidelines

Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 

 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

  • O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Formação de Professores. 
  • A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade. Não aceitamos artigos das áreas de Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática

 

  • O arquivo submetido está em *.doc, *. Proibido enviar arquivo em PDF.

 

 

  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

  • O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

  • A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.

 

  • Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores.

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

A revista utiliza o programa CopySpider.

A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.