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Liste de vérification de la soumission

En tant que partie intégrante du processus de soumission, les auteurs doivent s'assurer de la conformité de leur soumission avec tous les éléments suivants, et les soumissions peuvent être retournées aux auteurs qui ne sont pas conformes à ces directives.

Directives aux auteurs

Artigo discute algumas questões importantes sobre a ética nas pesquisas da área de Educação e Ensino

O artigo “Reflexões de editores de periódicos da área de Educação e Ensino sobre a Resolução CNS 510/2016” foi desenvolvido pelo professor Ivan Fortunato e pelo coordenador da Pesquisa e Inovação Alexandre Shigunov Neto, ambos do IFSP Itapetininga. Publicado na seção temática "Ética em Pesquisa de Educação e Integridade Acadêmica", no vol. 41 (2023) da revista Horizontes (Webqualis/CAPES A2); trata-se de um veículo de divulgação e debate da produção científica na área de Educação, avaliado às cegas pelos pares, que tem o propósito de servir de fórum para a apresentação de pesquisas, estudos teóricos, ensaios e resenhas na área de Educação, em suas vertentes históricas, culturais e de práticas educativas.

Aborda o sistema CEP/CONEP e as pesquisas com seres humanos nas áreas de Educação e Ensino, mencionando a importância basilar da Resolução CNS 510/2016. No artigo, são estudados, a partir da experiência de editores de periódicos, os conflitos, com pesquisadores, em  relação  às  suas  pesquisas  com  seres  humanos. Constatou-se que, na maioria das pesquisas em educação, que fazem uso de coleta  de dados como questionários, entrevistas, entre outros, não  há  o  cuidado  da  submissão prévia de um projeto de pesquisa ao sistema CEP/CONEP para a preparação  dos  registros  de consentimento e  assentimento, registros orais ou escritos e procedimentos metodológicos por meio de softwares específicos  de  técnicas  estatísticas. Quanto aos periódicos, há a necessidade de tornar inteligível o cuidado com a submissão de pesquisas envolvendo seres humanos, sendo imprescindível a apresentação do número de protocolo do sistema CEP/CONEP.
Os autores são editores dos periódicos do IFSP, campus de Itapetininga, os quais adotam o sistema CEP/CONEP como condição indispensável para submissão de artigos que envolvam pesquisas com seres humanos. 

 

O artigo em língua portuguesa está disponível para acesso em: 

https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1639

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

 

  • O texto está formatado segundo modelo disponível no site da Revista Internacional de Formação de Professores. 
  • A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) tem como foco a divulgação de pesquisas que tratem de Formação de Professores, seja inicial, continuada e/ou em atividade. Não aceitamos artigos das áreas de Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática

  • A RIFP aceita trabalhos de "estado da arte", "estado do conhecimento", "revisão sistemática" desde que justifiquem claramente o banco de dados utilizado para coleta de dados e o período analisado. Não são aceitos trabalhos que analisem período menor a 10 anos.

 

  • O arquivo submetido está em *.doc, *. Proibido enviar arquivo em PDF.

 

 

  • Entendo que estou submetendo o artigo para publicação na Revista Internacional de Formação de Professores e, se fizer a submissão a outro veículo (periódico, livro etc.) depois de iniciada a avaliação por pares, ou se resolver publicar meu artigo em outro meio de comunicação científica após receber a carta de "aceito" ou "aceito com modificações", o título do artigo, meu nome (e dos coautores, se houver) e minha filiação institucional serão publicados na seção RETRATAÇÃO.

 

  • Entendo que se for identificado plágio ou autoplágio durante o processo de avaliação, o artigo não será publicado, o título do artigo, nome(s) e filiação do(s) autor(es) constará na seção RETRATAÇÃO.

 

  • O artigo possui no máximo 3 autores, sendo que pelo menos um deles possui doutorado.

 

  • O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

 

  • A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

  • A Revista declara que os conceitos e posicionamentos emitidos nos textos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do Corpo Editorial desta revista.

 

  • A correção ortográfica e gramatical é de inteira responsabilidade de cada autor.

 

  • A veracidade das informações e das citações bibliográficas é de responsabilidade exclusiva dos autores.

 

  • Salientamos que plágio acadêmico em qualquer nível é crime, fere a legislação brasileira no artigo 184 do Código Penal e no artigo 7º parágrafo terceiro da lei 9.610-98 que regulamente o direito autoral, constituindo-se assim matéria cível e penal.

 

  • É obrigatório a inclusão do ORCID de todos os autores no artigo e também no metadados.

 

  • Seção Resenha: submissão e publicação somente via convite dos editores.

 

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

 

ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS

O artigo respeita a ÉTICA EM PESQUISA COM SERES HUMANOS, confome a resolução CNS 07/2016 http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

A aprovação em comitê específico (Comitê de Ética em Pesquisa - CEP) sobre a qual o artigo se refere é de inteira responsabilidade dos autores. Deve ser indicado em nota no corpo de artigo.

 

 

 Política anti-plágio

Todos os artigos submetidos a este periódico passam por procedimentos de investigação de plágio, antes de serem encaminhados para avaliação dos pareceristas.

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A Revista Internacional de Formação de Professores (RIFP) repudia qualquer forma de plágio, sendo responsabilidade do autor garantir a originalidade de seu trabalho. Quando detectado possível plágio o artigo é arquivado.

 

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