Formação de professores

condições e problemas

Autores

  • Bernardete A. Gatti undação Carlos Chagas (FCC)

Palavras-chave:

Professor. Identidade. Trabalho. Carreira.

Resumo

Preocupações com a melhor qualificação da formação de professores e com suas condições de
exercício profissional não são recentes. Porém, hoje, avolumam-se essas preocupações ante o
quadro agudo de desigualdades sócioculturais que vivemos e ante os desafios que o futuro próximo
parece nos colocar. A formação de quem vai formar torna-se central nos processos educativos
formais – os professores - na direção da preservação de uma civilização que contenha
possibilidades melhores de vida e co-participação de todos. Por isso, compreender e discutir a
formação, as condições de trabalho e carreira dos professores, e, em decorrência sua configuração
identitária profissional, se torna importante para a compreensão e discussão da qualidade
educacional de um país, ou de uma região. Essa é a essência deste artig

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Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti, undação Carlos Chagas (FCC)

Doutora em Psicologia e coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Referências

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

GATTI, B. A. Formação de professores: condições e problemas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 2, p. 161–171, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/716. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

ARQUEOLOGIA DO SABER