Duas décadas do século XXI

e a formação de professores?

Autores

  • Bernardete A. Gatti Fundação Carlos Chagas

Palavras-chave:

Formação de professores; Licenciaturas; Função social da escola; Trabalho docente.

Resumo

A formação de professores tornou-se uma questão social da maior importância ante os cenários social, científico e tecnológico que se anunciam e instauram mudanças em formas de pensar e relacionar-se, mudanças no mundo do trabalho e na vida cotidiana. Tentativas diversas para propiciar novas perspectivas para a formação inicial e continuada para a docência ainda não tiveram curso por tensões e perspectivas diferenciadas na área. Assume-se que reformular essas formações é urgente. São propostas reflexões sobre perspectivas que vêm emergindo nesse campo e sobre propostas curriculares que inovam ante o realizado comumente nos cursos de formação para a docência na educação básica.

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Biografia do Autor

Bernardete A. Gatti, Fundação Carlos Chagas

Doutora em Psicologia pela Universidade de Paris VII. Pesquisadora Colaboradora da Fundação Carlos Chagas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9297-726X

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Publicado

2022-11-21

Como Citar

GATTI, B. A. Duas décadas do século XXI: e a formação de professores?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022009, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/763. Acesso em: 25 abr. 2024.

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