Perfil profissional do gestor da escola pública portuguesa

Autores

  • Maria João de Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Teresa Soares Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Palavras-chave:

Conselho diretivo. Conselho executivo. Diretor. Gestor.

Resumo

Neste artigo tivemos a pretensão de realizar uma breve incursão diacrónica, a partir de uma abordagem de caráter legalista, sobre o gestor da escola pública portuguesa. Desde o pós-25 de abril de 1974 até à atualidade, analisámos as “distintas” configurações que a figura do gestor foi adquirindo, ao mesmo tempo que considerávamos os requisitos exigidos para o exercício da sua função. Foi possível constatar diferentes políticas educativas que deram o mote ao modelo de gestão escolar português, reconhecendo que o atual normativo obriga à existência de um órgão unipessoal, facto que determinou o desaparecimento de um órgão colegial.

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Biografia do Autor

Maria João de Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutorada em Educação: Organização e Administração Escolares. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Universidade do Porto. 

Teresa Soares, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Ciências da Educação: área de especialização em Administração Educacional. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Referências

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Referências legais por ordem cronológica

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

CARVALHO, M. J. de; SOARES, T. Perfil profissional do gestor da escola pública portuguesa. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 49–66, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/359. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê