A reflexão na formação inicial de professores:

contribuições das perguntas pedagógicas e das narrativas

Autores

  • Adriele Ribeiro dos Santos
  • Manoel de Souza Lamim Netto https://orcid.org/0000-0002-5873-3376
  • Dulcimeire Aparecida Volante Zanon Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Ciclo de Smyth. Educação química. Formação inicial. Professor reflexivo.

Resumo

Neste trabalho investigamos as contribuições das perguntas pedagógicas do Ciclo de Smyth e das narrativas na promoção da reflexão de duas licenciandas em química no âmbito das disciplinas de Estágio Supervisionado em Ensino de Química A e B de uma universidade pública do Estado de São Paulo. A partir da análise de conteúdo, o estudo revelou que os textos reflexivos auxiliaram as futuras professoras a construir uma relação dialética entre teoria e prática, a reformular suas ações e a reconhecer dificuldades, fraquezas, virtudes e acertos, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento profissional das estagiárias.

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Biografia do Autor

Adriele Ribeiro dos Santos

Mestranda.Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC/USP)

Manoel de Souza Lamim Netto

Mestrando. Programa de Pós-Graduação Educação para Ciências da Universidade Estadual
Paulista(Unesp/Bauru)

Dulcimeire Aparecida Volante Zanon, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação. Docente do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos (DME/UFSCar)

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS, A.; LAMIM NETTO, M. de S.; VOLANTE ZANON, D. A. A reflexão na formação inicial de professores:: contribuições das perguntas pedagógicas e das narrativas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 5, p. e020003, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/25. Acesso em: 22 dez. 2024.