Grupos colaborativos de professores e desenvolvimento profissional docente

concepções, contribuições e desafios

Autores

  • Fernanda Bassoli Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII
  • José Guilherme da Silva Lopes Universidade Federal de Juiz de Fora/Departamento de Química

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, Desenvolvimento profissional docente, Grupos colaborativos

Resumo

O artigo se debruça sobre o desenvolvimento profissional docente (DPD) e o papel dos grupos colaborativos (GC) nesse processo. A partir da realização de uma revisão bibliográfica narrativa, o objetivo central foi analisar as concepções sobre grupos colaborativos, em articulação com o DPD presentes na literatura, visando discutir e compilar as contribuições e desafios relacionados à constituição de GC e identificar as práticas que contribuem para o DPD. Os resultados obtidos ampliaram a compreensão sobre a importância dos GC a partir do mapeamento de suas características, dinâmica de funcionamento, potencialidades e limites, possibilitando também a identificação de estratégias e práticas que potencializam a aprendizagem docente.

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Biografia do Autor

Fernanda Bassoli, Universidade Federal de Juiz de Fora/Colégio de Aplicação João XXIII

Mestrado em Ecologia. Doutorado em Química. Professora do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2010. Líder do grupo de pesquisa Ciensinar. Realizo e oriento pesquisas sobre formação de professores e ensino de Ciências/Biologia e atuo no curso de Especialização em Residência Docente (João XXIII/UFJF). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7929-9433

José Guilherme da Silva Lopes, Universidade Federal de Juiz de Fora/Departamento de Química

Mestrado em Ciências. Doutorado em Química. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação continuada de professores da Educação Básica e Ensino Superior, Formação de professores de Química para atuação na educação básica, Divulgação Científica e estudo do conhecimento de química de professores de ciências do ensino fundamental. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7257-3017

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Publicado

2024-02-27

Como Citar

BASSOLI, F.; DA SILVA LOPES, J. G. Grupos colaborativos de professores e desenvolvimento profissional docente: concepções, contribuições e desafios. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024006, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1247. Acesso em: 28 abr. 2024.