A “in”visívibilidade dos temas da sexualidade no ambiente escolar e a formação docente

Autores

  • Solange Aparecida de Souza Monteiro Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Araraquara
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro Universidade Estadual Paulista,Araraquara

Palavras-chave:

Diversidade sexual. Escola. Formação docente. LGBTs. Sexualidade.

Resumo

Na escola, o assunto sexo e sexualidade ainda hoje é apresentar informações sobre o tema, sem ter que assumir uma postura problematizadora e consciente. Desta forma, este estudo objetiva discutir a negação existente no espaço escolar de aluno LGBTs e a invisibilidade desses temas passando pela formação continuada do docente.  Para isso, foi realizada uma revisão crítica de literatura, realizou-se uma breve analise dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a aprovação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apontamos a necessidade de questionar as práticas pedagógicas que não fizeram cumprir o proposto pelos PCN em um de seus temas transversais, a Orientação Sexual. E refletimos o contexto histórico de um fenômeno mundial de recrudescimento do conservadorismo e consequente retrocesso na agenda de direitos sexuais e reprodutivos, sobretudo impulsionados pela incidência do discurso religioso na política. Podemos perceber que mesmo com muitos preconceitos e tabus relacionados à sexualidade, é possível trabalhar a Educação Sexual em sala de aula por meio de atividades que são viáveis e podem favorecer o ensino da temática como os recursos didáticos, a sensibilização dos alunos e a prática reflexiva.

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Biografia do Autor

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Araraquara

Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Araraquara – SP – Brasil. Pedadoga. Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Membro dos núcleos: -Núcleo de Gêneros e Sexualidade do IFSP (NUGS); Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). ORCID: <http://orcid.org/0000-0002-1640-0266>. 

Paulo Rennes Marçal Ribeiro, Universidade Estadual Paulista,Araraquara

Universidade Estadual Paulista (UNESP), Araraquara – SP – Brasil. Docente do PPG em Educação Escolar e do PPG Educação Sexual. Professor Associado (MS-5), no Departamento de Psicologia da Educação. Livre-Docente em Sexologia e Educação Sexual. 

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Publicado

2018-09-25

Como Citar

MONTEIRO, S. A. de S.; RIBEIRO, P. R. M. A “in”visívibilidade dos temas da sexualidade no ambiente escolar e a formação docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 87–110, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/361. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos