Narrativas educativas de professoras que atuam na educação de jovens e adultos

percepções sobre gênero e sexualidade

Autores

  • Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama UFSCar – Campus Sorocaba
  • Luiz Fábio Santos Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Palavras-chave:

Gênero. Sexualidade. Educação de Jovens e Adultos. Narrativas Educativas. Formação Docente

Resumo

Este artigo é a síntese da dissertação de mestrado de Santos (2016) vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Narrativas, Formação e Trabalho Docente (NEPEN) desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – campus Sorocaba. Está centrada nas percepções sobre gênero e sexualidade de professoras que atuam na
Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a seguinte problemática: Quais as percepções sobre gênero e sexualidade evidenciadas nas narrativas educativas produzidas por professoras que atuam na EJA e a partir delas quais definições podem orientar suas práticas educativas? Para responder definiram-se os objetivos: Entender as percepções de gênero e sexualidade de professoras que
atuam na EJA e a importância de discutir estas questões na afirmação do respeito às diferenças no espaço escolar. Apontar problemas para convergência entre o ato de educar e as questões ligadas a gênero e sexualidade na EJA. Discutir as questões de gênero e sexualidade nas relações do cotidiano escolar da EJA impulsionando a reflexão sobre os valores que marcam a nossa
sociedade. Estrutura-se a partir da perspectiva qualitativa e utiliza para produção de dados a elaboração de narrativas educativas em um curso de extensão, considera para a análise as categorias pré definidas por Nóvoa (2009): prática, profissão, pessoa, partilha e público. Como resultado vislumbra ofertar subsídios pedagógicos para melhoria da qualidade social da EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, UFSCar – Campus Sorocaba

Doutora em Educação pela UNICAMP, Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar – Campus Sorocaba

Luiz Fábio Santos, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Mestrando em Educação pela UFSCar – Campus Sorocaba e Supervisor de Ensino vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Referências

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa-ação: uma Metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. Sociedade em Debate, 7(2):5-25, agosto/2001.

BARDIN, Laurence, trad. Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1977.

BELELI, Iara. Gênero. In: MISKOLCI Richard, (org.) Marcas da diferença no ensino escolar; São Carlos; EdUFSCar, 2010.

BORRILLO, D. A homofobia. In: LIONÇO, T.; DINIZ, D. (orgs.) Homofobia e educação: um desafio ao silêncio. Brasília: Letras Livres, 2009.

BORTOLINI, Alexandre. Diversidade sexual e de gênero na escola, Revista Espaço Acadêmico, Nº 23, agosto de 2011.

CÉSAR, Maria Rita de Assis. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos, R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, jul./dez. 2010.

DESLAURIES, J. P.; KÉRISIT, M. In: POUPART, J. et al.(Org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2012.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. Brasília, 2ª edição: Liber Livro Editora, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. 1996.

GALVÃO, Cecília. Narrativas em Educação. In: Ciência & Educação, v. 11, n. 2, 2005. p. 327- 345.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós estruturalista. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 179 p.

MISKOLCI, Richard. Sexualidade e Orientação Sexual. In: _______, (org.) Marcas da diferença no ensino escolar; São Carlos; EdUFSCar, 2010.

NÓVOA, Antonio. Professores: Imagens do futuro presente. EDUCA - Instituto de Educação Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal, 2009.

SICARDI, Bárbara Cristina Moreira. Biografias educativas e o processo de constituição profissional de formadores de professores de matemática. Campinas, SP: 2008. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. UNICAMP, 2008.

SICARDI NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira. Leitura e produção do conhecimento e a potencialidade heurística das narrativas educativas. In: NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAUJO, Regina Magna Bonifácio de. (orgs.) Narrativas de Professores em Formação: O Significado de ser Pedagogo. Jundiaí, Paco Editorial: 2015.

SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; TINTI, D. S.; JANUARIO, G. Narrativas Educativas e percursos de formação e (auto)formação de professores que ensinam Matemática. In: Encontro Paulista de Educação Matemática, 10. Anais. X EPEM: Os (des)caminhos da Educação Continuada de Professores que ensinam Matemática no Estado de São Paulo. São Carlos: SBEM/SBEM-SP, 2010, p. 1-13.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

SICARDI NAKAYAMA, B. C. M.; SANTOS, L. F. Narrativas educativas de professoras que atuam na educação de jovens e adultos: percepções sobre gênero e sexualidade. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 100–120, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1121. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos