Ethos Profissional Docente

Um percurso constitutivo por discursos e saberes

Autores

  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jailma Bulhões Campos Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Ethos docente., Profissionalização docente., Competências., Saberes.

Resumo

Neste artigo realizamos uma incursão pelos caminhos da construção do ethos profissional docente da área de Letras - Língua Portuguesa, refletindo acerca das humanidades como base de formação e fio condutor para a completude das competências para ensinar. A construção do ethos docente ocorre pela concretização antropológica-constituinte através das estruturas dialógicas materializadas pela comunicação. Metodologicamente, tomamos como fonte discursiva entrevistas concedidas pelos professores, tendo como linha mestra uma questão norteadora nas dimensões categórica, experiencial e ideológica para averiguar como se dá a construção do ethos. Os resultados inserem a identificação da profissionalidade docente impregnada de saberes e crenças.

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Biografia do Autor

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Célia Zeri de Oliveira. Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Faculdade de Educação de Alta Floresta (1999), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas na Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras na UFPA/ILC/FALE/PPGL. Atuou como docente no ensino básico tendo ensinado por  12 anos, no ensino fundamental e médio, nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa.   Leciona no ensino  superior  principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente,  Gêneros Textuais/discursivos, Letramentos,  Estágio Supervisionado.  Os seus interesses de pesquisa são em formação e desenvolvimento profissional docente, letramentos e multiletramentos, formação de leitores na perspectiva histórico-cultural, estudo dos gêneros textuais.

 

Jailma Bulhões Campos, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro/Portugal (2020). mestrado em Letras: linguística, pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em tecnologias no ensino do português, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e graduação em Letras - licenciatura em língua inglesa e em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2003). É docente permanente do quadro de professores do Instituto de Letras e Comunicação/UFPA. Integra o grupo de pesquisa Letramentos, identidades, diversidades (UFPA/CNPq) e coordena o projeto de pesquisa Oficina de gamificação, no qual desenvolve pesquisa interventiva voltada para a criação de objetos digitais gamificados para suporte de aprendizagem de leitura. Tem experiência nos temas: formação docente, tecnologia digital e linguagens, motivação e engajamento para aprendizagem e pesquisa sobre o uso de gamificação em educação.

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

OLIVEIRA, C. Z. de; BULHÕES CAMPOS, J. Ethos Profissional Docente: Um percurso constitutivo por discursos e saberes . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 81–103, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/549. Acesso em: 8 dez. 2024.