Professional Teaching Ethos

A route composed by discourses and knowledges

Authors

  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jailma Bulhões Campos Universidade Federal do Pará

Keywords:

Teaching Ethos., Professional teaching., Competences., Knowledge.

Abstract

In this article we carried out an incursion through paths of construction of the professional teaching ethos in the area of Letters - Portuguese Language which reflects about humanities as the basis for formation and also the connection thread running through completeness of the skills to teach. The construction of professional ethos occurs through anthropological-constituent implementation by means of materialized dialogical structures by communication. Methodologically, we took as discursive resource interviews with teachers, having the conductive line a question which addresses in the categorical, ideological and experiential dimensions to find out how the construction of the ethos takes place. The results insert the identification teaching professionalism embedded in beliefs and knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Célia Zeri de Oliveira. Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Faculdade de Educação de Alta Floresta (1999), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas na Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras na UFPA/ILC/FALE/PPGL. Atuou como docente no ensino básico tendo ensinado por  12 anos, no ensino fundamental e médio, nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa.   Leciona no ensino  superior  principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente,  Gêneros Textuais/discursivos, Letramentos,  Estágio Supervisionado.  Os seus interesses de pesquisa são em formação e desenvolvimento profissional docente, letramentos e multiletramentos, formação de leitores na perspectiva histórico-cultural, estudo dos gêneros textuais.

 

Jailma Bulhões Campos, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro/Portugal (2020). mestrado em Letras: linguística, pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em tecnologias no ensino do português, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e graduação em Letras - licenciatura em língua inglesa e em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2003). É docente permanente do quadro de professores do Instituto de Letras e Comunicação/UFPA. Integra o grupo de pesquisa Letramentos, identidades, diversidades (UFPA/CNPq) e coordena o projeto de pesquisa Oficina de gamificação, no qual desenvolve pesquisa interventiva voltada para a criação de objetos digitais gamificados para suporte de aprendizagem de leitura. Tem experiência nos temas: formação docente, tecnologia digital e linguagens, motivação e engajamento para aprendizagem e pesquisa sobre o uso de gamificação em educação.

References

ADAM, J.M. Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes. Paris: Nathan, 1999.

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, (1929) 1992

______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, (1979, 1988) 2003

BAZERMAN, C. Systems of Genres and the enactment of social intentions. In: FREEDMAN, A.;

BRONCKART, J. Genre of texts, types of discourses. Voies Livres, 1996

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BERNSTEIN, B. Class, code and control: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990

CEREJA, W. R. Ensino de literatura- uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Editora Atual, 2005

FIORIN, J. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2017

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

_____. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987

GUEDES, P. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? S. Paulo: Parábola Editoral, 2006

HALLIDAY, M. Language, context and text. Oxford: OUP, 1989

HASAN, R. The conception of context in text. In: FRIES, P.; E Gregory, M. (orgs). Discourse in society: systemic functional perspectives. Norwood: Abex, 1995.

MAINGUENEAU, D. Genèses du discours. Bruxelles: Pierre Mardaga Editeur, 1984.

_________Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015

________ A propósito do ethos. In: MOTTA, A. et al. Ethos discursivo. São Paulo: Editora Contexto, 2015, pp. 11-33.

_______. Retorno crítico sobre o ethos. In: BARONAS, R.; MESTI, P.; CARREON, R. (orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. São Paulo: Pontes, 2016, pp. 13-33.

MILLER, C. Rhetorical Community: in cultural basis of genre. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (orgs). Genre and new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994, pp. 67-78.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

OLIVEIRA, C. Autonomia do exercício Docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente. Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 1, pp. 281-293, 2018

SILVA, V. As humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2010.

SMALL, H. The value of the humanities. Oxford: Oxford University Press, 2013

SWALES, J. Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

VICENTE, J. Subsídios para uma didáctica comunicacional no ensino-aprendizagem da filosofia. Revista Filosófica de Coimbra. v. 3, n. 6, 1994. pp. 321-358.

VIGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005

Published

2021-10-17

How to Cite

OLIVEIRA, C. Z. de; BULHÕES CAMPOS, J. Professional Teaching Ethos: A route composed by discourses and knowledges . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 81–103, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/549. Acesso em: 21 nov. 2024.