Ethos Professional Docente

Un recorrido constitutivo por discursos y saberes

Autores/as

  • Célia Zeri de Oliveira Universidade Federal do Pará
  • Jailma Bulhões Campos Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Ethos docente., Profesionalización docente., Competencias., Saberes.

Resumen

En este artículo hemos realizado una incursión por los caminos de la construcción del ethos profesional docente del área de Letras - Lengua Portuguesa reflexionando acerca de las humanidades como base de formación e hilo conductor para la integridad de las competencias para la enseñanza. La construcción del ethos docente ocurre por la concreción antropológica - constituyente a través de las estructuras dialógicas materializadas por la comunicación. Metodológicamente, tomamos como fuente discursiva entrevistas concedidas por los maestros, teniendo como línea general una pregunta orientadora en las dimensiones categórica, ideológica y experiencial para averiguar cómo se da la construcción del ethos. Los resultados insertan la identificación de la profesionalidad docente impregnada de saberes y creencias.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Zeri de Oliveira, Universidade Federal do Pará

Célia Zeri de Oliveira. Licenciada em Letras – Português e Inglês pela Faculdade de Educação de Alta Floresta (1999), Mestre em Línguas e Culturas pela Universidade de Aveiro (2005), Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Aveiro (2015). Atualmente é professora adjunta na área de ensino-aprendizagem de línguas na Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Letras na UFPA/ILC/FALE/PPGL. Atuou como docente no ensino básico tendo ensinado por  12 anos, no ensino fundamental e médio, nas áreas de língua portuguesa e língua inglesa.   Leciona no ensino  superior  principalmente nas seguintes áreas: Formação Docente,  Gêneros Textuais/discursivos, Letramentos,  Estágio Supervisionado.  Os seus interesses de pesquisa são em formação e desenvolvimento profissional docente, letramentos e multiletramentos, formação de leitores na perspectiva histórico-cultural, estudo dos gêneros textuais.

 

Jailma Bulhões Campos , Universidade Federal do Pará

Doutorado em Multimédia em Educação, pela Universidade de Aveiro/Portugal (2020). mestrado em Letras: linguística, pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em tecnologias no ensino do português, pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e graduação em Letras - licenciatura em língua inglesa e em língua portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2003). É docente permanente do quadro de professores do Instituto de Letras e Comunicação/UFPA. Integra o grupo de pesquisa Letramentos, identidades, diversidades (UFPA/CNPq) e coordena o projeto de pesquisa Oficina de gamificação, no qual desenvolve pesquisa interventiva voltada para a criação de objetos digitais gamificados para suporte de aprendizagem de leitura. Tem experiência nos temas: formação docente, tecnologia digital e linguagens, motivação e engajamento para aprendizagem e pesquisa sobre o uso de gamificação em educação.

Citas

ADAM, J.M. Linguistique textuelle: des genres de discours aux textes. Paris: Nathan, 1999.

ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, (1929) 1992

______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, (1979, 1988) 2003

BAZERMAN, C. Systems of Genres and the enactment of social intentions. In: FREEDMAN, A.;

BRONCKART, J. Genre of texts, types of discourses. Voies Livres, 1996

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

BERNSTEIN, B. Class, code and control: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990

CEREJA, W. R. Ensino de literatura- uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Editora Atual, 2005

FIORIN, J. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2017

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996

_____. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1987

GUEDES, P. A formação do professor de português: que língua vamos ensinar? S. Paulo: Parábola Editoral, 2006

HALLIDAY, M. Language, context and text. Oxford: OUP, 1989

HASAN, R. The conception of context in text. In: FRIES, P.; E Gregory, M. (orgs). Discourse in society: systemic functional perspectives. Norwood: Abex, 1995.

MAINGUENEAU, D. Genèses du discours. Bruxelles: Pierre Mardaga Editeur, 1984.

_________Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola, 2015

________ A propósito do ethos. In: MOTTA, A. et al. Ethos discursivo. São Paulo: Editora Contexto, 2015, pp. 11-33.

_______. Retorno crítico sobre o ethos. In: BARONAS, R.; MESTI, P.; CARREON, R. (orgs.). Análise do discurso: entorno da problemática do ethos, do político e de discursos constituintes. São Paulo: Pontes, 2016, pp. 13-33.

MILLER, C. Rhetorical Community: in cultural basis of genre. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (orgs). Genre and new rhetoric. London: Taylor & Francis, 1994, pp. 67-78.

NÓVOA, A. Diz-me como ensinas, dir-te-ei quem és e vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995.

OLIVEIRA, C. Autonomia do exercício Docente: reflexões acerca do conhecimento de si como profissional docente. Revista Humanidades e Inovação, v.5, n. 1, pp. 281-293, 2018

SILVA, V. As humanidades, os estudos culturais, o ensino da literatura e a política da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2010.

SMALL, H. The value of the humanities. Oxford: Oxford University Press, 2013

SWALES, J. Genre analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.

VICENTE, J. Subsídios para uma didáctica comunicacional no ensino-aprendizagem da filosofia. Revista Filosófica de Coimbra. v. 3, n. 6, 1994. pp. 321-358.

VIGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005

Publicado

2021-10-17

Cómo citar

OLIVEIRA, C. Z. de; BULHÕES CAMPOS, J. Ethos Professional Docente : Un recorrido constitutivo por discursos y saberes . Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 81–103, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/549. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.