Necessidades Formativas de Docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais no Município de Tangará da Serra – MT
Palavras-chave:
Necessidades Formativas em Serviço. Professores de Química. Análise das necessidades formativas. Ensino MédioResumo
Esse artigo é um recorte de dissertação de mestrado, onde apresentar-se-á parte da análise dos dados da pesquisa de campo. A pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e descrever as necessidades formativas de docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais situadas no Município de Tangará da Serra-MT. O problema de pesquisa foi determinado em saber: quais as necessidades formativas dos professores de Química em Serviço nas Escolas Estaduais em Tangará da Serra, a partir das suas percepções sobre a aprendizagem profissional em serviço? É uma pesquisa quantitativa, com amostra de 13 professores de Química, num universo de 16 docentes da rede estadual de ensino no município lócus da pesquisa. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e o levantamento com aplicação do questionário via sistema de coleta e análise de dados Survey Monkey. Os dados foram analisados com uso de técnicas de estatística básica: análise da frequência e percentual. Os resultados apontam que, a formação em serviço pode melhorar se os estudos estiverem direcionados a prática pedagógica, com recursos didáticos inovadores que alcance o interesse dos estudantes e solucione situações-problemas de aprendizagem em sala de aula.
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