Necessidades Formativas de Docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais no Município de Tangará da Serra – MT

Autores

  • Kilwangy Kya Kapitango-a-Samba Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Paula Lima da Cruz Verciano Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Necessidades Formativas em Serviço. Professores de Química. Análise das necessidades formativas. Ensino Médio

Resumo

Esse artigo é um recorte de dissertação de mestrado, onde apresentar-se-á parte da análise dos dados da pesquisa de campo. A pesquisa teve como objetivo identificar, analisar e descrever as necessidades formativas de docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais situadas no Município de Tangará da Serra-MT. O problema de pesquisa foi determinado em saber: quais as necessidades formativas dos professores de Química em Serviço nas Escolas Estaduais em Tangará da Serra, a partir das suas percepções sobre a aprendizagem profissional em serviço? É uma pesquisa quantitativa, com amostra de 13 professores de Química, num universo de 16 docentes da rede estadual de ensino no município lócus da pesquisa. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e o levantamento com aplicação do questionário via sistema de coleta e análise de dados Survey Monkey. Os dados foram analisados com uso de técnicas de estatística básica: análise da frequência e percentual. Os resultados apontam que, a formação em serviço pode melhorar se os estudos estiverem direcionados a prática pedagógica, com recursos didáticos inovadores que alcance o interesse dos estudantes e solucione situações-problemas de aprendizagem em sala de aula.

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Referências

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

KAPITANGO-A-SAMBA, K. K.; VERCIANO, P. L. da C. Necessidades Formativas de Docentes de Química do Ensino Médio das Escolas Estaduais no Município de Tangará da Serra – MT. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 127–153, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/553. Acesso em: 21 nov. 2024.