Percepções iniciais dos professores de Ciências sobre a interação CTS
implicações para a formação continuada
Palavras-chave:
Sistema educacional. Ensino de Ciências. Condições de trabalho. CTS.Resumo
Este estudo envolveu quatro professores de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNT) de uma escola pública brasileira. O objetivo foi compreender o perfil docente desses participantes, bem como apresentar um levantamento das percepções iniciais dos mesmos acerca das interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). A pergunta central foi: "Como os professores de CNT concebem as inter-relações CTS e sua integração no planejamento e na prática pedagógica, antes de iniciarem um processo de formação continuada focado na Educação CTS?". A metodologia adotada foi a análise de conteúdo utilizando as respostas de um questionário com roteiro semiestruturado. Os resultados indicam limitações na implementação da Educação CTS, destacando a necessidade de envolver os professores em discussões sobre as relações CTS no ensino de ciências. A pesquisa também ressalta a importância de considerar as particularidades do sistema educacional brasileiro, as condições de trabalho e a formação dos professores para uma efetiva implementação da Educação CTS no país.
Downloads
Referências
AMORIM, Mário Lopes. Educação CTS e psicologia histórico-cultural: possíveis enlaces. In: DIAS, Maria Sara de Lima (Org.). Lev Vygotsky: uma leitura (inter)disciplinar. Porto Alegre: Editora Fi, 2020.
AULER, Décio. Articulação entre pressupostos do educador Paulo Freire e do movimento CTS: novos caminhos para a educação em ciências. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 22, n. 77, p. 167-188, 2007. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2007.77.167-188
AULER, Décio; BAZZO, Walter Antonio. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, Vigo, v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BASILIO, Juliana Regina; ALMEIDA, Ana Maria Fonseca. Contratos de trabalho de professores e resultados escolares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, n.1, p. 1-23, 2018.
BRASIL. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 jul. 2008
DA SILVA, Alencar Coelho; DE ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira. Formação de professores no âmbito da Educação CTS: o que revelam as teses e dissertações publicadas no CTD da CAPES entre 2011 e 2020. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 5, p. 1-24, 2023. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v14n5a10
DIEHL, Liciane; MARIN, Angela Helena. Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura. Estudos interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2016.
DOMICIANO, Tamara Dias; LORENZETTI, Leonir. A Educação CTS na formação inicial de professores: um panorama de teses e dissertações brasileiras. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 10, n. 5, p. 1-21, 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i5.1521
FIRME, Ruth do Nascimento; AMARAL, Edenia Maria Ribeiro do. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, p. 251-269, 2008.
FONSECA, Carlos Ventura; HESSE, Fernanda Bianca. O trabalho docente no Rio Grande do Sul: investigações sobre uma categoria profissional em busca de afirmação social. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4451
GALVÃO, Cecília; REIS, Pedro; FREIRE, Sofia. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.
GIORDANO, Cassio Cristiano. Desafios do Novo Ensino Médio. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 28, n. 78, p. 186-190, 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/emr.v28i78.3319
GUESSER, Silvia Zimmermann Pereira; HOBOLD, Márcia de Souza. Condições de trabalho de docentes na hora-atividade: tensões e vigilância da rede de ensino. Retratos da Escola, Brasília, v. 18, n. 40, p. 135-154, 2024. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v18i40.1777
IMBERNÓN, Formação Docente e Profissional: Formar-se para a Mudança e a Incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.
JACQUES, Ana Silvia; HOBOLD, Márcia de Souza. Condições de trabalho: o que fazem os professores na hora-atividade. Anais do XI Simpósio Integrado de Pesquisa e Educação, Blumenau, SC, p. 18, 2013. Disponível em: https://www.univille.edu.br/account/mestradoedu/VirtualDisk.html/downloadDirect/1231909/Anais_XI_SimposioIntegradodePesquisaeEducacao_2013.pdf#page=18. Acesso em 10 ago. 2022.
LOPES, Werner Zacarias; JESUS, Rhenan Ferraz de; GARCIA, Rosane Nunes. Compreensões de professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre cts e suas interações a partir do questionário VOSTS. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 141-158, 2020. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v11i3.2423
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Rio de Janeiro: EPU, 2013.
MAGALHÃES, Sandra Isabel Rodrigues; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Educação em Ciências para uma articulação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Pensamento crítico. Um programa de formação de professores. Revista portuguesa de educação, Braga, v. 19, n. 2, p. 85-110, 2006.
MAGOGA, Thiago Flores; MUENCHEN, Cristiane. A Abordagem Temática caracterizada por pesquisadores da área de Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v, 20, n. 1, p. 315-343, 2020. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u315343
MÜNCHEN, Sinara. A inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade na formação inicial de professores de Química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/3557. Acesso em: 26 dez. 2022.
NÓVOA, António. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
PALÁCIOS, E. M. Garcia et al. Introdução aos Estudos CTS: (Ciência, Tecnologia e sociedade). Florianópolis: Nepet, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2000.
PREUSSLER, Vanda Thomas; MÜNCHEN, Sinara. A educação CTS no Ensino Médio: revisão de pesquisas sobre formação de professores de Ciências. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 406 – 433, 2023. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u315343
SANTANA, Andrea Gama. O efeito do professor que atua fora da sua área de formação sobre o desempenho dos alunos no Enem em 2013 e 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas), Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
SANTOS, Diego Marlon. Um levantamento bibliográfico sobre os conceitos e estratégias promotoras de pensamento crítico no ensino de ciências. Educação Química en Punto de Vista, Foz do Iguaçu, v. 5, n. 2, p. 100-117, 2021.
SANTOS, Rosemar Ayres dos; HUNSCHE, Sandra. Abordagem Temática: alguns resultados de implementações. Travessias, Cascavel, v. 6, n. 1, p. 295-312, 2012.
SANTOS, Widson Luiz Pereira dos. Educação CTS e cidadania: confluências e diferenças. Amazônia: Revista de educação em ciências e matemática, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 49-62, 2012.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000.
TENREIRO-VIEIRA, Celina; VIEIRA, Rui Marques. Promover o pensamento crítico em ciências na escolaridade básica: Propostas e desafios. Revista Latinoamericana de Estudios Educativos (Colombia), Manizales, v. 15, n. 1, p. 36-49, 2019.
VIEIRA, Rui Marques; TENREIRO-VIEIRA, Celina. Práticas didático-pedagógicas de ciências: Estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico. Saber & educar, Porto, n. 20, p. 34-41, 2015.
VIEIRA, Rui Marques; MARTINS, Isabel P. Formação de professores principiantes do ensino básico: suas concepções sobre ciência-tecnologia-sociedade. Revista iberoamericana de ciencia tecnología y sociedad, Buenos Aires, v. 2, n. 6, p. 101-121, 2005.
WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. CTS e formação continuada de professores de Ciências: um levantamento bibliográfico. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 10, n. 1, p. 1-17, 2022. DOI: 10.26571/reamec.v10i1.13167
WELKE, Morgana; MÜNCHEN, Sinara. Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade: Desafios e contribuições de um processo de formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 23, n. 2, p. 302-324, 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.