O professor de química e o século XXI
novos caminhos ou passadas antigas?
Keywords:
Chemistry teaching. African and Native History and Culture. Human Rights Education. Green Chemistry.Abstract
The present article aims to discuss Brazil’s current educational scenery, regarding, specially, the
research and its succeeding publications about Chemistry teaching and what could be considered innovative in
light of recent legislation. To do that, five publications in the area were reviewed in order to classify their articles
according to themes that could be considered innovative, knowingly: African and Native History and Culture,
Human Rights Education and Green Chemistry. The analyses presented in this article argues that there is still a
long way to run for chemistry teaching to be more in sync with social and culture themes and that for this to ever
happen, we must pay closer attention to the early stages and to the continuity of teacher training.
Downloads
References
ABREU, R. G.; LOPES, A. C. A Interdisciplinaridade e o Ensino de Química: Uma leitura a partir das políticas de currículo. In: ABREU, R. G.; LOPES, A. C.; SANTOS W. L. P.; MALDANER, O. A. (org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí. Ed. Unijuí, 2013.
BAIRD, C. Química ambiental. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. A “revisão bibliográfica” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis – o retorno. In: BIANCHETTI, L.; MACHADO, A. M. N. (Org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. São Paulo: Cortez, 2002. p. 25-44.
BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
______. Lei n. º 10.639, de 09.01.03: altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afrobrasileira”. Brasília: [s.n.], 2003.
______. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: 2006.
______. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Vol.2 Brasília: MEC, SEMTEC, 2006.
______. Lei n. º 11.645, de 10.03.08: Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei 10.639, de 09.01.03, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
______. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Diário Oficial da União: 30 de maio de 2012.
_____ . Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015.
DECONTO, D.C.S. ; CAVALCANTI, C. J. H. ; OSTERMANN, F. . Incoerências e contradições das políticas públicas para a formação docente no cenário atual de reformulação das diretrizes curriculares nacionais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física (Online), v. 33, p. 194-222, 2016.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física: formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Magistério).
DOURADO, L.F. Formação de profissionais do magistério da educação básica: novas diretrizes e perspectivas. Comunicação & Educação. ano XXI . número 1 , jan/jun 2016.
FERREIRA, S. L. Introduzindo a noção de Interdisciplinaridade . In FAZENDA, I. (Org.). Práticas Interdisciplinares na escola 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 33-35.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da Pesquisa Científica. Universidade Estadual do Ceará, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 2002.
LENARDÃO, E. J. et al.“GREEN CHEMISTRY” – Os 12 Princípios da Química Verde e sua Inserção nas Atividades de Ensino e Pesquisa. Quim. Nova, vol. 26, nº. 1, 123-129, 2003.
LIMA, R.R.J.;SILVA, R.P.; GBU, D.S.; BARBOZA, M.M.; COSTA, L.C. Realidade e Diretrizes Oficiais da Educação em Química: Qual é a distância? R. Bras. Ens. Ci. Tecnol., Ponta Grossa, v. 10, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2017.
MACHADO, A. A. S. C., Química e Desenvolvimento sustentável - QV, QUIVES, QUISUS, Química, Bol. S. P. Q., 95, 59, 2004.
MOZENA, E.R.; OSTERMANN, F. Uma revisão bibliográfica sobre a interdisciplinaridade no ensino das Ciências da Natureza. Revista Ensaio, vol.16, nº2, p.185-206, maio-ago2014.
OLIVEIRA, R. D. V. L.; QUEIROZ, R. P. C. O cotidiano, o contextualizado e a Educação em Direitos Humanos: a escolha de um caminho para uma Educação cidadã cosmopolita. Revista Iberoamericana de Educación (RIE). v. 71, n. 1, 2016.
PINHEIRO, J. S.; SILVA, R. M. G. Aprendizagem de um grupo de futuros professores de Química na elaboração de conteúdos pedagógicos digitais no contexto da obrigatoriedade do ensino da cultura e História afro-brasileira e a africana estabelecida pela Lei Federal 10.693/03. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, p. 1-14, 2010.
RICARDO, C.E.; ZYLBERSZTAJN, A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais na Formação inicial dos professores das Ciências da Natureza e Matemática do Ensino Médio. Investigações em Ensino de Ciências – vol.12(3), pp.339-355, 2007.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. A dimensão social do ensino de Química: um estudo exploratório da visão dos professores. Anais do II ENPEC. Valinhos, set. 1999.
SILVA, E. L.; MARCONDES, M. E. R. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Rev. Ensaio, Belo Horizonte, v.12 n.01 p.101-118 , jan-abr.2010.
SOUZA, E. P. L.; ALVINO, A. C. B.; SANTOS, M. A.; BENITE, A. M. C. Cultura Africana e Ensino de Química: estudos sobre a configuração da identidade docente. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI) Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012.
WARTHA, E. J; ALÁRIO, A. F. A. A Contextualização no ensino de química através do livro didático. Química Nova na Escola. São Paulo, n. 22, p. 42-47, 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.