Percepção dos docentes do Ensino Médio referente à educação sexual na escola
Palabras clave:
Educação Sexual. Ensino Médio. Formação docente. Percepção docente.Resumen
O objetivo da presente pesquisa é investigar a percepção e a formação docente de professores do Ensino Médio sobre o trabalho com educação sexual nas escolas. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo cinquenta professores de diferentes disciplinas que lecionavam no Ensino Médio de escolas públicas localizadas em São Paulo. Foi aplicado um questionário a esses docentes
e realizada uma análise de conteúdo de todo o material. Os dados evidenciaram que boa parte dos professores não possui uma formação específica adequada para o trabalho com a educação sexual com seus estudantes e uma boa porcentagem destes não desenvolve um trabalho com essa temática junto aos seus alunos frequentemente. Aqueles docentes que desenvolvem tais projetos os fazem por diversos fatores, como, por exemplo, por iniciativa própria, pela temática estar inserida no projeto curricular da escola, entre outros motivos. A ênfase que os professores dão quando implementam projetos de educação sexual é mais em aspectos biológicos e psicológicos em detrimento dos aspectos sociais. Outras pesquisas precisam ser realizadas para que se possa ter cada vez mais clareza sobre a forma como a educação sexual se faz presente em um contexto formal de ensino e quais as
possibilidades e os desafios que envolvem essa temática.
Descargas
Citas
ABRAMOVAY, M. Juventude e sexualidade. 1. ed. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
ALENCAR, R. A.; Silva, L.; Silva, F. A.; DINIZ, R.E.S. Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciência e Educação, v. 14, n. 1, p. 159-168, 2008.
ALTMANN, H. Diversidad sexual y educación: desafíos para la formación docente. Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 13, p. 69-82, 2013.
ARAÚJO, S. S. M. M. Educação sexual: para além dos tabus. Abceducatio, v. 6, p. 10/44-14, 2005.
BARCELOS, N.N.S.; JACOBUCCI, D.F.C. Estratégias didáticas de educação sexual na formação de professores de Ciências e Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 334-345, 2011.
BARCELOS, N.N.S.; ZAIAD, A.G.; SANTOS, C.; BARCELOS, N. S. Educação sexual: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Sexualidade Humana. São Paulo: v. 7, n. 2, p. 150-160, 1996.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BONFIM, C. R. S. Educação sexual: contradições, limites e possibilidades. Filosofia e Educação, v. 2, n. 2, p. 406-423, 2010.
BRAGA, E. R. M. Sexualidade infantil: a importância da formação de professores (as) na questão de gênero. In: CARBELLO, S. R. C.; COMAR, S. R. (Org.). Educação no século XXI: múltiplos desafios. 1. ed. Maringá: Eduem, 2009.
BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
BRUESS, C.; GREENBERG, J. Sexuality Education: Theory and Practice. (5th edition). Boston: Jones and Barlett, 2008.
COSTA, L. H. R.; COELHO, E. C. A. Nursing and sexuality: Integrative review of papers published by the Latin-American Journal of Nursing and Brazilian Journal of Nursing. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 631-639, 2011.
FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação Sexual: como ensinar no espaço da escola. Linhas (UDESC), v. 7, n. 1, p. 1-21, 2006.
______, M. N. D. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é mais possível. Campinas, SP: Mercado das Letras; Londrina/PR: Ed. Eduel, 2006.
GHERPELLI, M. H. B. V. A Educação Preventiva em Sexualidade na Adolescência. Série Idéias, São Paulo: FDE, 1996.
LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005.
LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual: princípios para ação. Doxa - Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 15, n. 1, p. 75-84, 2011.
OLIVEIRA, L. D. G. Orientação sexual: Sob o viés da transversalidade. Piauí, UESPI 2007.
QUIRINO, G.S.; ROCHA, J.B.T.R. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, n. 43, p. 205-224, 2012.
RAMIRO, L; MATOS, M. G. Percepções de professores portugueses sobre educação sexual. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 684-692, 2008.
RIBEIRO, M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.
ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n.3, p. 357-368, 2007.
SAITO, M. I.; LEAL, M. M. Educação sexual na escola. Pediatria (USP), v. 22, n.1, p. 44-48, 2000.
SILVA, R.C.P.; MEGID NETO, J. Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, 2006.
UNESCO. Orientação técnica internacional sobre Educação em Sexualidade. Setor Educacional, Divisão de Coordenação das Prioridades da ONU em Educação, Seção VIH e SIDA, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.