Ensino de Ciências para estudantes surdos

possibilidades e desafios

Autores

  • Ronaldo Santos Santana
  • Cássia Geciauskas Sofiato Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Educação científica. Surdos. Possibilidades. Desafios.

Resumo

Na literatura nacional e internacional, é incontestável a importância e as possibilidades do ensino
de Ciências para os estudantes surdos e ouvintes, pois os fenômenos estudados nessa área do
conhecimento fazem parte do cotidiano do aluno. Assim, debatê-los em sala de aula, com a
utilização de diversas metodologias, é imprescindível para a formação de cidadania, do
desenvolvimento intelectual e da autonomia dos discentes. No entanto, a literatura nacional
apresenta diversos desafios enfrentados ao ensinar Ciências para estudantes surdos. Deste modo,
o objetivo do presente estudo é identificar o que pesquisas relacionadas a essa temática apresentam
sobre possibilidades e desafios do ensino de Ciências para estudantes surdos. Este objetivo visa a
esclarecer o seguinte problema de pesquisa: quais são os pressupostos teóricos e metodológicos
do ensino de Ciências para estudantes surdos? As discussões realizadas trazem evidências de que
não há necessidade de ignorar todas as pesquisas do campo do ensino de Ciências, que tiveram
como sujeitos alunos ouvintes, quando se tratam de estudantes surdos. Há aspectos e referenciais
teóricos que podem ser aproveitados e também há particularidades da educação de surdos que
devem ser consideradas. Pesquisas devem ser realizadas para entender melhor esse fenômeno,
além de esforços para aproximar o que é recomendado nas pesquisas com o que acontece na
prática, visando melhorar o ensino de Ciências para todos os estudantes e torná-lo equitativo.

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Biografia do Autor

Ronaldo Santos Santana

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC) e Doutorando em Educação (USP)

Cássia Geciauskas Sofiato, Universidade de São Paulo

Doutora, docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

SANTANA, R. S.; SOFIATO, C. G. Ensino de Ciências para estudantes surdos: possibilidades e desafios. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 4, p. 37–54, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/705. Acesso em: 20 abr. 2024.

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