O recurso educacional digital para ensinar funções “função resgate” e a opinião de professores de matemática

Autores

  • Maria Paz Gazzola NIECYT-UNICEN, CONICET
  • María Rita Otero Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Exatas, NIECyT, Tandil, Buenos Aires, Argentina - Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), Argentina.

Palavras-chave:

Recurso Educacional Digital, Professores de matemática, Funções matemáticas

Resumo

Analisa-se a opinião de 36 professores de matemática em serviço sobre o Recurso Educativo Digital (RED) Função Resgate, projetado para ensinar e estudar funções na escola secundária. Primeiro, foram aplicados dois questionários para saber quais funções eles ensinam, como o fazem e qual é sua opinião sobre o recurso. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores selecionados aleatoriamente da amostra inicial. Os professores qualificam o RED como motivador para os estudantes, mas só o consideram um recurso para exemplificar e/ou repassar e não para ensinar por meio dele. Estas opiniões basear-se-iam numa concepção epistemológica da matemática que a considera mais como um sistema de representação do que como um cone-fundamento e, por conseguinte, os professores desvalorizam a actividade exercida no jogo, como se não requeresse conhecimento matemático, que se encontra implícito na ação do jogador para ganhar.

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Biografia do Autor

Maria Paz Gazzola, NIECYT-UNICEN, CONICET

Doctora en Enseñanza de las Ciencias, mención Matemática. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, NIECyT, CONICET. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6115-0817

María Rita Otero, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Exatas, NIECyT, Tandil, Buenos Aires, Argentina - Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), Argentina.

É Pesquisadora Principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) na área de Psicologia e Ciências da Educação. É professora titular ordinária e pesquisadora do NIECyT da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN). Ele completou o treinamento de pós-doutorado na Universidade René Descartes. Paris V-Sorbonne. É doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha, mestre em Educação com orientação em Psicologia Educacional e professora de Matemática e Física da UNICEN. Investiga a Didática da Matemática e da Física, a formação profissional contínua e inicial de professores, a conceituação em matemática, a relatividade e a mecânica quântica em física e o uso de recursos digitais no ensino de matemática e ciências.

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Publicado

2023-06-02

Como Citar

GAZZOLA, M. P.; OTERO, M. R. O recurso educacional digital para ensinar funções “função resgate” e a opinião de professores de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023011, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1031. Acesso em: 30 dez. 2024.