O recurso educacional digital para ensinar funções “função resgate” e a opinião de professores de matemática

Autores

  • Maria Paz Gazzola NIECYT-UNICEN, CONICET
  • María Rita Otero Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Exatas, NIECyT, Tandil, Buenos Aires, Argentina - Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), Argentina.

Palavras-chave:

Recurso Educacional Digital, Professores de matemática, Funções matemáticas

Resumo

Analisa-se a opinião de 36 professores de matemática em serviço sobre o Recurso Educativo Digital (RED) Função Resgate, projetado para ensinar e estudar funções na escola secundária. Primeiro, foram aplicados dois questionários para saber quais funções eles ensinam, como o fazem e qual é sua opinião sobre o recurso. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores selecionados aleatoriamente da amostra inicial. Os professores qualificam o RED como motivador para os estudantes, mas só o consideram um recurso para exemplificar e/ou repassar e não para ensinar por meio dele. Estas opiniões basear-se-iam numa concepção epistemológica da matemática que a considera mais como um sistema de representação do que como um cone-fundamento e, por conseguinte, os professores desvalorizam a actividade exercida no jogo, como se não requeresse conhecimento matemático, que se encontra implícito na ação do jogador para ganhar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Paz Gazzola, NIECYT-UNICEN, CONICET

Doctora en Enseñanza de las Ciencias, mención Matemática. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires, NIECyT, CONICET. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6115-0817

María Rita Otero, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires, Faculdade de Ciências Exatas, NIECyT, Tandil, Buenos Aires, Argentina - Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), Argentina.

É Pesquisadora Principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET) na área de Psicologia e Ciências da Educação. É professora titular ordinária e pesquisadora do NIECyT da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNICEN). Ele completou o treinamento de pós-doutorado na Universidade René Descartes. Paris V-Sorbonne. É doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha, mestre em Educação com orientação em Psicologia Educacional e professora de Matemática e Física da UNICEN. Investiga a Didática da Matemática e da Física, a formação profissional contínua e inicial de professores, a conceituação em matemática, a relatividade e a mecânica quântica em física e o uso de recursos digitais no ensino de matemática e ciências.

Referências

ADLER, J. Conceptualising resources as a theme for teacher education, Journal of Mathemat-ics Teacher Education, vol. 3, p. 205-224, 2000.

ADLER, J. Knowledge resources in and for school mathematics teaching. En G. Gueudet, B. Pepin, & L. Trouche (eds.), From Text to ‘Lived’ Resources: Mathematics Curriculum Materials and Teacher Development, p. 3-22. Springer, 2012

BRASIL. Edital de convocação n.o 03/2019 – CGPLI e Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas, literárias e recursos digitais para o Programa Nacio-nal do Livro e do Material Didático-PNLD 2021. Brasília: Fundo Nacional da Educação Básica, 2019. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/centrais-de-conteudos/publicacoes/category/165editais?download=13698:edital-consolidadeo-pnld-2021. Acesso em: 21 dec. 2022.

CHEVALLARD, Y. Enseñar Matemáticas en la Sociedad de Mañana: Alegato a Favor de un Contraparadigma Emergente. Journal of Research in Mathematics Education, vol. 2, no. 2, p. 161-182, 2013.

GAZZOLA, M.P & OTERO, M. R. Recurso Educativo Digital (RED) para enseñar funciones en la escuela secundaria: opiniones de los profesores. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, nro. 34. En prensa

GOMES, A. S. et al. Função Resgate. Plataforma Integrada do MEC: Governo do Brasil, 2021. [online]. Disponível em: https://plataformaintegrada.mec.gov.br/recurso/358857. Acesso em: 21 dec. 2022.

HERNÁNDEZ, R., FERNÁNDEZ, C. & BAPTISTA, P. Metodología de la investigación. México D.F, México: Editorial Mc Graw Hill, 2014.

K. MOSSBERGER, C. J. Tolbert, and R. S. McNeal, Digital Citizenship: The Internet, So-ciety, and Participation. MIT Press, 2007.

OTERO, M. R. La Formación de Profesores. Recursos para la enseñanza por indagación y el cuestionamiento. Tandil: Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Ai-res, 2021.

OTERO, M. R. & GAZZOLA, M. P. Instruments and schemes of in-service mathematics teachers during the design of teaching based on questioning. Review of Science, Mathematics and ICT Education, vol. 16, no. 2, p. 5-25, 2022.

OTERO, M. R., GAZZOLA, M. P. & LLANOS, V.C. Trabajo documental de los profesores de matemática en servicio utilizando recorridos de estudio e investigación. Revista Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, vol. 18, nro. 1, p. 149-167, https://doi.org/10.14483/23464712.18873, 2022.

PASTRE, P. La didactique professionnelle : origines, fondements, perspectives. Travail et ap-prentissages, vol. 1, no. 1, p. 9-21, 2008.

PRENSKY, M. Nativos e Inmigrantes Digitales. On the Horizon, vol. 9, nro. 5, p. 1-6, 2001.

PASTRÉ P., MAYEN P. y VERGNAUD G. La didactique professionnelle. Revue française de pédagogie, vol. 154, p. 145-198, https://doi.org/10.4000/rfp.157. 2006.

RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments con-temporains. Paris : Armand Colin, 1995.

VERGNAUD, G. La théorie des champs conceptuels. Recherches en Didactique des Mathématiques, vol. 10, no. 2/3, p. 133-170, 1990.

VERGNAUD, G. A comprehensive theory of representation for mathematics education. Jour-nal of Mathematical Behavior, vol. 17, no. 2, p. 167-181, 1998.

VERGNAUD, G. Pourquoi la théorie des champs conceptuels ? Infancia y Aprendizaje, vol. 36, no. 2, p. 131-161, 2013.

Publicado

2023-06-02

Como Citar

GAZZOLA, M. P.; OTERO, M. R. O recurso educacional digital para ensinar funções “função resgate” e a opinião de professores de matemática. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023011, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1031. Acesso em: 28 abr. 2024.