O trabalho Docente na e para a Escola

relações entre a Jornada Extraclasse e o Desenvolvimento Profissional

Autores

  • Clovis Piaus Universidade do Estado da Bahia
  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Desenvolvimento Profissional. Jornada Extraclasse. Formação Docente. Educação.

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa sobre as relações entre o trabalho docente e a jornada extraclasse, desenvolvida em duas escolas no interior da Bahia. A pesquisa teve como pressupostos teóricos a filosofia da linguagem bakhtiniana e os conceitos de desenvolvimento profissional. Além da revisão bibliográfica, foram realizados Círculo de Vozes Entrelaçadas (CVE), com professores efetivos das escolas para compreender a circulação das vozes docentes no processo discursivo, estabelecido em 72 encontros tematizando a jornada extraclasse. Os resultados apontaram uma cobrança para cumprir um programa, quase sempre, desarticulado daquilo que se deseja desenvolver; o trabalho docente subjugado a uma rotina, sem valorizar a experiência docente; o trabalho docente é dinâmico, autoral, contínuo, adaptativo e multisapiente; necessário redimensionamento do trabalho docente por meio de ações que valorizem a criatividade e a autoria; a jornada extraclasse deve propiciar discussões e planejamento das ações pedagógicas. Um plano de desenvolvimento profissional, no âmbito da jornada extraclasse, reconfigura o trabalho na e com a escola, objetivando a formação continuada docente.

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Biografia do Autor

Clovis Piaus, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação. Universidade do Estado da Bahia. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-3618-5372

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Livre-docente em Educação Escolar. Universidade Estadual de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2415-8369.

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Publicado

2024-05-09

Como Citar

PIAUS, C.; PRADO, G. do V. T. O trabalho Docente na e para a Escola: relações entre a Jornada Extraclasse e o Desenvolvimento Profissional. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024008, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1633. Acesso em: 21 dez. 2024.

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