Formação, trabalho e carreira:

a docência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores

  • Mirna Ribeiro Lima da Silva Instituto Fedeal Baiano
  • Andressa Christina Trevizan Missaki SME Suzano e Mogi das Cruzes, SP
  • Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Verticalização do ensino, Reprofissionalização docente, Carreira de Magistério EBTT

Resumo

O artigo analisa processos de profissionalização, desprofissionalização e reprofissionalização da docência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), no Brasil. As análises levaram à conclusão de que a atuação docente, sob a verticalização do ensino institucionalizada pelos IFs, tem combinado três movimentos simultâneos: de profissionalização, pela estruturação da carreira e ampliação da formação e valorização profissional; de desprofissionalização, pela intensificação do trabalho e desestabilização de referenciais identitários; e de reprofissionalização, pelas peculiaridades da organização da carreira e da criação de novas formas de atuação docente em dois níveis de ensino.

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Biografia do Autor

Mirna Ribeiro Lima da Silva, Instituto Fedeal Baiano

Doutora em Educação. Professora do IF Baiano campus Catu.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5195-3221

Andressa Christina Trevizan Missaki, SME Suzano e Mogi das Cruzes, SP

Doutora em Educação. SME Suzano e Mogi das Cruzes, SP. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4168-7833. 

Belmira Amélia de Barros Oliveira Bueno, Universidade de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Educação da USP. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7839-5263.

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Publicado

2022-08-25

Como Citar

SILVA, M. R. L. da; TREVIZAN MISSAKI, A. C.; BUENO, B. A. de B. O. Formação, trabalho e carreira:: a docência nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022005, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/710. Acesso em: 10 out. 2024.