Formação de professores de língua inglesa a partir da experiência de trabalho numa universidade de Argentina

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Palavras-chave:

Processo de trabalho na universidade. Conhecimento de ensino. Formação acadêmica. Treinamento no local de trabalho., Processo de trabalho na universidade., Conhecimento de ensino., Formação acadêmica., Treinamento no local de trabalho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar os achados de uma experiência de pesquisa que articula as temáticas do processo de trabalho e geração do conhecimento docente. Na área denominada Inglês para Fins Específicos (ESP, em inglês) no âmbito da Universidade Nacional de San Luis. Foram reveladas deficiências na formação acadêmica de professores de línguas estrangeiras que ministram cursos curriculares das carreiras oferecidas por esta universidade, especificamente, faz-se referência às carreiras da Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas e Naturais, cujo objetivo é a leitura de textos acadêmicos da especialidade em inglês e a produção de textos na língua materna para fins de estudo. Utiliza-se o levantamento de um conjunto de documentos institucionais, bem como informações que fornecem memoriais e entrevistas à equipe docente responsável pelos cursos do referido Corpo Docente. Destacam-se os processos de formação percorridos pelos docentes no exercício das suas funções, permitindo aos docentes responsáveis ​​dinamizar a formação de novas professoras em cursos de língua estrangeira de inglês de acordo com os requisitos curriculares das carreiras daquela faculdade. A partir dessas indagações, são sugeridas áreas curriculares que devem ser fortalecidas na graduação.

 

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Publicado

2021-10-17

Como Citar

TELLO, A. M. S.; ZABALA, M. T.; ROCA FLORES, D. F. Formação de professores de língua inglesa a partir da experiência de trabalho numa universidade de Argentina. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 104–126, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/513. Acesso em: 21 dez. 2024.