Formação de professores de língua inglesa a partir da experiência de trabalho numa universidade de Argentina

Autores

Palavras-chave:

Processo de trabalho na universidade. Conhecimento de ensino. Formação acadêmica. Treinamento no local de trabalho., Processo de trabalho na universidade., Conhecimento de ensino., Formação acadêmica., Treinamento no local de trabalho.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar os achados de uma experiência de pesquisa que articula as temáticas do processo de trabalho e geração do conhecimento docente. Na área denominada Inglês para Fins Específicos (ESP, em inglês) no âmbito da Universidade Nacional de San Luis. Foram reveladas deficiências na formação acadêmica de professores de línguas estrangeiras que ministram cursos curriculares das carreiras oferecidas por esta universidade, especificamente, faz-se referência às carreiras da Faculdade de Ciências Físico-Matemáticas e Naturais, cujo objetivo é a leitura de textos acadêmicos da especialidade em inglês e a produção de textos na língua materna para fins de estudo. Utiliza-se o levantamento de um conjunto de documentos institucionais, bem como informações que fornecem memoriais e entrevistas à equipe docente responsável pelos cursos do referido Corpo Docente. Destacam-se os processos de formação percorridos pelos docentes no exercício das suas funções, permitindo aos docentes responsáveis ​​dinamizar a formação de novas professoras em cursos de língua estrangeira de inglês de acordo com os requisitos curriculares das carreiras daquela faculdade. A partir dessas indagações, são sugeridas áreas curriculares que devem ser fortalecidas na graduação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRANDI, Stella et. al. Prácticas Docentes e Investigación Educativa. Especialización en Docencia Universitaria. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 1999 (mimeo).

BRONCKART, Jean Paul. Desarrollo del lenguaje y didáctica de las lenguas. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2007, pp.167-186.

CARLINO, Paula. Alfabetización académica diez años después. Revista Mexicana de Investigación Educativa, vol. 18, núm. 57. México D.F.: Consejo Mexicano de Investigación Educativa, A.C. 2013.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob a nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, n. 24, Set/Out/Nov/Dez, 2003.

CUNHA, Maria Isabel da. Trabalho docente e ensino superior. En: RAYS, Oswaldo. Trabalho pedagógico: realidades e perspectivas. Porto Alegre: Sulina, 1999.

CUNHA, Maria Isabel (Org.) Reflexões e Práticas em Pedagogia Universitária. Campinas, SP: Papirus Editora, 2007.

CUNHA, Maria. I.; SOARES, Sandra. R.; RIBEIRO, Marinalva L. Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana, Bahia: UEFS, 2009.

CUNHA, Maria I. Trajetórias e lugares de Formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara: Junqueira & Marin Editores. 2010

CUNHA, Maria Isabel da (Org.) Estratégias Institucionais para o desenvolvimento profissional docente e as assessorias pedagógicas: memórias, experiências, desafios e possibilidades. 1 ed. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2014.

DE ALBA, Alicia. Curriculum: Crisis, Mito y Perspectivas. Argentina: Miño y Dávila Eds. S.R.L, 1998.

DEVICENTI, Livio, Técnica de la Traducción: Cómo traducir de Inglés al Castellano mediante el auxilio del Diccionario. Universidad Nacional de La Plata, 1980.

DORRONZORO, María Ignacia; KLETT, Estela. Leer en lengua extranjera en la Universidad: Marco teórico y transposición didáctica. En Pastor, R.; Sibaldi N.; Klett, E. (comps.), Lectura en Lengua Extranjera: Una mirada desde el receptor. Tucumán: UNT-UBA, p. 57-72, 2006.

FREIRE, Paulo. La importancia de leer y el proceso de liberación. México: Siglo XXI Editores, 1991.

HYPOLITO, Alvaro Moreira Processo de Trabalho Docente. En ANDRADE OLIVEIRA, Dalila et al. (Eds.) DICIONÁRIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, Brasil: GESTRADO-UFMG, 2010, p.22.

LARROSA, Jorge. Literatura y formación. Barcelona: Ed. Laertes, 1996.

MAGALHÃES, Justino. A convenção de Bolonha e a Reforma do Ensino Superior. En: SOUZA; ARAUJO, J. C. (Org.) A Universidade Iluminista (1929-2009). De Alfred Whitehead a Bologna. Brasília: Editora Liber Livro, v. II, 2011.

MORIN, Edgar. Introducción al pensamiento complejo. Barcelona: Gedisa, 1990.

PIMENTA, Selma G.; ANASTASIOU, Léa das G. C. Docência no ensino superior. 2 ed., São Paulo, SP: Cortez editora, 2005.

ROCA, Daniel Fabián Flores Pinto. F. El trabajo del profesor en una universidad peruana originaria de un movimiento estudiantil. 336 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

SCHHWARTZ, Yves; DURRIVE, L (Org.). Trabalho e Ergologia: conversas sobre a atividade humana. Tradução. Jussara Brito e Milton Athayde. Niterói: Ed. UFF, 2010.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

SOBRINHO, José Dias. O processo de Bolonha. En: PEREIRA, E. M. de A.; ALMEIDA, M. L. P. (Org.) Universidade Contemporânea. Políticas do Processo de Bolonha. Campinas: Mercado Letras, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

TELLO, Ana María. Processo de Trabalho Docente na Educação Superior. En: ANDRADE OLIVEIRA, Dalila et al. (Eds.) DICIONÁRIO: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte, Brasil: GESTRADO-UFMG, 2010, p.22.

TELLO, Ana María et al. Trabajo docente en la universidad: regulaciones, sujetos y prácticas. En: VIII SEMINARIO INTERNACIONAL REDESTRADO – UCH - CLACSO y II SEMINARIO DE POLÍTICAS EDUCATIVAS EN LATINOAMÉRICA UCH “EDUCACIÓN Y TRABAJO DOCENTE EN EL NUEVO ESCENARIO LATINOAMERICANO. ENTRE LA MERCANTILIZACIÓN Y LA DEMOCRATIZACIÓN DEL CONOCIMIENTO. Anais… Lima, Perú. agosto 2010.

TELLO, Ana M.; ZABALA, Maria T.; BALDO, María.V..; SOCHOR, Ana I. Procesos de trabajo de docentes universitarios en la enseñanza de lenguas extranjeras. En X SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE (ESTRADO). DERECHO A LA EDUCACIÓN, POLÍTICAS EDUCATIVAS Y TRABAJO DOCENTE EN AMÉRICA LATINA. EXPERIENCIAS Y PROPUESTAS EN DISPUTA. Bahia, Brasil: Universidade do Estado da Bahia, diciembre 2014, Actas versión CD, s/p.

TELLO, Ana. María; VIGLIONE, Elisabeth; ZABALA, María T. Cohesión entre concepción curricular y prácticas de evaluación. XII JORNADAS DE ENSEÑANZA DE LENGUAS EXTRANJERAS EN EL NIVEL SUPERIOR. Anais… Entre Ríos, Argentina: Paidós Educador, diciembre 2009, Actas versión CD, s/p.

VASILACHIS DE GIALDINO, Irene. Métodos cualitativos I. Los problemas teórico-epistemológicos. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina S.A. 1992

ZANOTTO, Normelio. Correspondência e redação técnica. Caixas do Sul: EDUCS, 2002.

Corpus empírico

Entrevista grupal a las profesoras de inglés del equipo de docencia e investigación, Área de Lenguas Extranjeras, Facultad de Ciencias Humanas, UNSL.

Memoriales de desempeño docente de las profesoras de inglés del equipo de docencia e investigación, Área de Lenguas Extranjeras, Facultad de Ciencias Humanas, UNSL.

Programa de la asignatura Inglés para carreras de la Facultad de Ciencias Físico-Matemáticas y Naturales, UNSL (2019).

Publicado

2021-10-17

Como Citar

TELLO, A. M. S.; ZABALA, M. T.; ROCA FLORES, D. F. Formação de professores de língua inglesa a partir da experiência de trabalho numa universidade de Argentina. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 104–126, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/513. Acesso em: 20 nov. 2024.