Formação continuada de professores na perspectiva da inclusão com estudantes com transtorno do espectro autista

Autores

  • Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos Universidade de Brasília
  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação. Formação continuada de professores. Inclusão. Autismo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores que trabalham com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes comuns nas escolas regulares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Parte-se das convenções internacionais, da legislação sobre a educação especial com o intuito de extrair produções científicas concepções sobre a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s. O resultado evidenciou que a formação continuada de professoras e professores na perspectiva da inclusão está ancorada em políticas públicas vigentes e que contraditoriamente, abordam elementos com práticas pedagógicas praticistas e possibilitam perspectivas de formações que avancem na relação imediato/mediato. Por isso, a importância da ampliação da formação continuada atrelado ao processo emancipador, libertário e autônomo.

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Biografia do Autor

Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-97426566

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília. Coordenadora do Gepfape. Pesquisadora Produtividade do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9808-4577

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

RAMOS, C. C. da R. C.; SILVA, K. A. C. P. C. da. Formação continuada de professores na perspectiva da inclusão com estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022015, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/802. Acesso em: 4 out. 2024.

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