Formação continuada de professores na perspectiva da inclusão com estudantes com transtorno do espectro autista
Palavras-chave:
Educação. Formação continuada de professores. Inclusão. Autismo.Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores que trabalham com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes comuns nas escolas regulares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Parte-se das convenções internacionais, da legislação sobre a educação especial com o intuito de extrair produções científicas concepções sobre a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s. O resultado evidenciou que a formação continuada de professoras e professores na perspectiva da inclusão está ancorada em políticas públicas vigentes e que contraditoriamente, abordam elementos com práticas pedagógicas praticistas e possibilitam perspectivas de formações que avancem na relação imediato/mediato. Por isso, a importância da ampliação da formação continuada atrelado ao processo emancipador, libertário e autônomo.
Downloads
Referências
ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: https://www.anped.org.br/. Acesso em: 1 junho 2021.
ARANHA, Maria Salete Fabio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. In Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, n.º 21, março, 2001. / Acesso em: 28 out. 2021.
BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de tese e dissertações. 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 21 junho 2021.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Decreto nº 9465, de 02/02/2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28/12/1994. Seção 1 – Extra, p. 6. Brasília. Imprensa Oficial. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286. Acesso em: 6 de set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Lei Berenice Piana. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 11 de set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei Mundial de Educação para Todos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Brasília, DF, março de 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 9 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei º5692, de 11 de agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11/08/1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 4 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nª 9394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20/12/1996. Disponível em; http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em: 9 set.2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 10 set.2021.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Calleb Rangel de; MAGALHÃES, Suelen Lessa. Desafios no Processo de Escolarização de Crianças com Autismo no Contexto Inclusivo: Diretrizes Para a Formação Continuada na Perspectiva dos Professores, educação, revista 36, 2020. https://search.scielo.org/?lang=pt&q=au:Noronha,%20Daisy%20Pires Acesso em: 23 agosto 2021.
CERQUEIRA, Aliana Georgia Carvalho; SOUZA, Thiago Cavalcanti de; MENDES, Patrícia Adorno. A Trajetória da LDB: Um Olhar Crítico Frente à Realidade Brasileira. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/aliana_georgia_carvalho_cerqueira. Acesso em: 9 set. 2021.
CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. Trad. Sandra Tabucco. Venezuela. São Paulo: Cortez, 2012.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Epistemologia da Práxis na Formação dos Professores: Perspectiva Crítica Emancipadora. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.
DISTRITO FEDERAL. Subsecretaria de Gestão Pedagógica e Inclusão Educacional. Orientação Pedagógica: Educação Especial. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/ed_especial/orient_pedag_ed_especial2010.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.
ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Disponível em: https://www.andipe.com.br/endipe. Acesso em: 7 junho 2021.
ELSABBAGH, M. et al. Global prevalence of autismo and other pervasive developmental disorders. Autism Research. n. 5, v. 3, p. 160-179, 2012.
EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenzi Seki; SOUZA, Artur Gomes de; TITTON, Mauro; AVILA, Astrid Baecker. Desventuras dos Professores na Formação para o Capital. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2019.
FOMBONNE, E. Epidemiology of pervasive developmental disorders. Pediatric Research. n.65, v.6, p. 591-98, 2009.
FERREIRA, Roberta Flávia Alves. Inclusão de Crianças Autistas com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o Desafio da Formação de Professoras. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.
FREITAS, Luiz Carlos de Freitas. A Reforma Empresarial da Educação: Nova Direita, Velhas Ideias. Disponível em: https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/05/Reforma-Empresarial-da-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.
GAIATO, Mayra. S.O.S. AUTISMO: Guia Completo para Entender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: NVersos, 2018.
MANTOAN, maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MAZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: Histórias e Politicas Públicas. 6ª ed. São Paulo: Côrtez, 2011.
MELO, Elda Silva do Nascimento; SANTOS, Camila Rodrigues dos. A Formação Continuada de Professores (as) no Brasil: no Século XX ao Século XXI. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3269. Acesso em 4 set. 2021.
ROZEK, Marlene. A formação Docente: tensões e possibilidades. In: ROZEK, M; VIEGAS, L.T. Educação Inclusiva. Políticas, Pesquisa e Formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. P. 13 – 35.
SILVA, Aline Maira da. Educação Especial e Inclusão Escolar: História e Fundamentos. Curitiba: 1ªed., Editora IBPEX, 2010.
SILVA, ANA Beatriz Barbosa: GAIATO, Mayra Bonifacio; REVELES, Leandro Tadeu. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: FONTANAR, 2012.
SEWALD, Silvana. A Formação de Professores e a Organização do Trabalho Pedagógico: Desafios da Inclusão de Alunos com TEA. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – UNIOSTE, Paraná, 2020.
SIELO BRASIL. Critérios, política e procedimentos para a admissão de periódicos na coleção SIELO Brasil. Disponível em: https://search.scielo.org/?lang=pt&q=au:Noronha,%20Daisy%20Pires Acesso em 23 agosto 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.