Formação continuada de professores na perspectiva da inclusão com estudantes com transtorno do espectro autista

Autores

  • Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos Universidade de Brasília
  • Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Educação. Formação continuada de professores. Inclusão. Autismo.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação continuada de professores que trabalham com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas classes comuns nas escolas regulares da rede pública de ensino do Distrito Federal. Parte-se das convenções internacionais, da legislação sobre a educação especial com o intuito de extrair produções científicas concepções sobre a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s. O resultado evidenciou que a formação continuada de professoras e professores na perspectiva da inclusão está ancorada em políticas públicas vigentes e que contraditoriamente, abordam elementos com práticas pedagógicas praticistas e possibilitam perspectivas de formações que avancem na relação imediato/mediato. Por isso, a importância da ampliação da formação continuada atrelado ao processo emancipador, libertário e autônomo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos, Universidade de Brasília

Mestranda em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-97426566

Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva, Universidade de Brasília

Professora Associada da Universidade de Brasília. Coordenadora do Gepfape. Pesquisadora Produtividade do CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9808-4577

Referências

ANPED. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: https://www.anped.org.br/. Acesso em: 1 junho 2021.

ARANHA, Maria Salete Fabio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. In Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, n.º 21, março, 2001. / Acesso em: 28 out. 2021.

BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de tese e dissertações. 2021. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 21 junho 2021.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Decreto nº 9465, de 02/02/2019. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28/12/1994. Seção 1 – Extra, p. 6. Brasília. Imprensa Oficial. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/57633286. Acesso em: 6 de set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Lei Berenice Piana. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 11 de set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei Mundial de Educação para Todos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Brasília, DF, março de 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em: 9 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei º5692, de 11 de agosto de 1971. Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 11/08/1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 4 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei nª 9394, de 20/12/1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20/12/1996. Disponível em; http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes. Acesso em: 9 set.2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 10 set.2021.

CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Calleb Rangel de; MAGALHÃES, Suelen Lessa. Desafios no Processo de Escolarização de Crianças com Autismo no Contexto Inclusivo: Diretrizes Para a Formação Continuada na Perspectiva dos Professores, educação, revista 36, 2020. https://search.scielo.org/?lang=pt&q=au:Noronha,%20Daisy%20Pires Acesso em: 23 agosto 2021.

CERQUEIRA, Aliana Georgia Carvalho; SOUZA, Thiago Cavalcanti de; MENDES, Patrícia Adorno. A Trajetória da LDB: Um Olhar Crítico Frente à Realidade Brasileira. Disponível em: http://www.uesc.br/eventos/cicloshistoricos/anais/aliana_georgia_carvalho_cerqueira. Acesso em: 9 set. 2021.

CONTRERAS, J. A autonomia dos professores. Trad. Sandra Tabucco. Venezuela. São Paulo: Cortez, 2012.

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Epistemologia da Práxis na Formação dos Professores: Perspectiva Crítica Emancipadora. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2018.

DISTRITO FEDERAL. Subsecretaria de Gestão Pedagógica e Inclusão Educacional. Orientação Pedagógica: Educação Especial. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/ed_especial/orient_pedag_ed_especial2010.pdf. Acesso em: 13 set. 2021.

ENDIPE. Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Disponível em: https://www.andipe.com.br/endipe. Acesso em: 7 junho 2021.

ELSABBAGH, M. et al. Global prevalence of autismo and other pervasive developmental disorders. Autism Research. n. 5, v. 3, p. 160-179, 2012.

EVANGELISTA, Olinda; SEKI, Allan Kenzi Seki; SOUZA, Artur Gomes de; TITTON, Mauro; AVILA, Astrid Baecker. Desventuras dos Professores na Formação para o Capital. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2019.

FOMBONNE, E. Epidemiology of pervasive developmental disorders. Pediatric Research. n.65, v.6, p. 591-98, 2009.

FERREIRA, Roberta Flávia Alves. Inclusão de Crianças Autistas com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil: o Desafio da Formação de Professoras. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.

FREITAS, Luiz Carlos de Freitas. A Reforma Empresarial da Educação: Nova Direita, Velhas Ideias. Disponível em: https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/05/Reforma-Empresarial-da-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.

GAIATO, Mayra. S.O.S. AUTISMO: Guia Completo para Entender o Transtorno do Espectro Autista. São Paulo: NVersos, 2018.

MANTOAN, maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como Fazer? São Paulo: Summus, 2015.

MAZOTTA, Marcos J. S. Educação Especial no Brasil: Histórias e Politicas Públicas. 6ª ed. São Paulo: Côrtez, 2011.

MELO, Elda Silva do Nascimento; SANTOS, Camila Rodrigues dos. A Formação Continuada de Professores (as) no Brasil: no Século XX ao Século XXI. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/3269. Acesso em 4 set. 2021.

ROZEK, Marlene. A formação Docente: tensões e possibilidades. In: ROZEK, M; VIEGAS, L.T. Educação Inclusiva. Políticas, Pesquisa e Formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. P. 13 – 35.

SILVA, Aline Maira da. Educação Especial e Inclusão Escolar: História e Fundamentos. Curitiba: 1ªed., Editora IBPEX, 2010.

SILVA, ANA Beatriz Barbosa: GAIATO, Mayra Bonifacio; REVELES, Leandro Tadeu. Mundo Singular: Entenda o Autismo. Rio de Janeiro: FONTANAR, 2012.

SEWALD, Silvana. A Formação de Professores e a Organização do Trabalho Pedagógico: Desafios da Inclusão de Alunos com TEA. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – UNIOSTE, Paraná, 2020.

SIELO BRASIL. Critérios, política e procedimentos para a admissão de periódicos na coleção SIELO Brasil. Disponível em: https://search.scielo.org/?lang=pt&q=au:Noronha,%20Daisy%20Pires Acesso em 23 agosto 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

RAMOS, C. C. da R. C.; SILVA, K. A. C. P. C. da. Formação continuada de professores na perspectiva da inclusão com estudantes com transtorno do espectro autista. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 7, p. e022015, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/802. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)