Freinet na pedagogia, pedagogia com Freinet

trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos

Autores

  • Guilherme do Val Toledo Prado Universidade Estadual de Campinas
  • Heloísa Helena Dias Martins Proença
  • Lucianna Magri Melo Munhoz Prefeitura Municipal de Campinas
  • Vaniza Ghidotti Prefeitura Municipal de Sumaré

Palavras-chave:

Ensino Superior. Pedagogia Freinet. formação docente.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo expor uma proposta de formação em que a organização dos tempos e espaços de ensino em uma disciplina de um curso de graduação em pedagogia em uma universidade pública, orientou-se pelos princípios da Pedagogia Freinet, com o uso de algumas técnicas e instrumentos pedagógicos propostas pelo educador francês. Para isso, abordaremos como essas técnicas e instrumentos foram utilizadas, apontando suas potencialidades com o intuito de explicitar contribuições para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme do Val Toledo Prado, Universidade Estadual de Campinas

Professor Livre-docente da Faculdade de Educação da UNICAMP.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2415-8369

Heloísa Helena Dias Martins Proença

Doutoranda pela Faculdade de Educação da UNICAMP e formadora de professores. 

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7222-0529

Lucianna Magri Melo Munhoz, Prefeitura Municipal de Campinas

Doutoranda pela Faculdade de Educação da UNICAMP, formadora de professores e Professora da Prefeitura Municipal de Campinas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6537-5597 

Vaniza Ghidotti, Prefeitura Municipal de Sumaré

Pedagoga, Especialista em Políticas Públicas, Professora de educação Básica Rede municipal de Sumaré e Prefeitura de Paulínia. Professora em curso de Pedagogia em Universidade de Paulínia - UNIFACP.

Referências

FERREIRA, Gláucia de Melo (org.). Palavra de Professor(a): tateios e reflexões na prática da Pedagogia Freinet. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/livro_freire_educacao_praAcesso em: 20 abril. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/paulofreire/paulo_freire_pedagogia_do_ . Acesso em: 20 abril. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000. Disponível em:http://www.dhnet.org.br/direitos/.../paulo_freire_pedagogia_da_indignacao.pdf . Acesso em: 20 abril. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2005.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 2009.

FREINET, Célestin. As técnicas Freinet da escola moderna. Lisboa: Estampa, 1975.

_____. O jornal escolar. Lisboa: Estampa, 1976.

_____ . Para uma escola do povo. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_____ . Pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

IMBERNON, F. Pedagogia Freinet, a atualidade das invariantes pedagógicas. Porto Alegre: Penso, 2012.

MUNHOZ, Lucianna Magri de Melo. Escrever, inscrever, reescrever: reflexões sobre a escrita docente no Movimento de Professores da Pedagogia Freinet. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas: Campinas, 2010.

SCARPATO, Marta. A livre expressão na Pedagogia Freinet. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação, [s.l.], v. 12, n. 1, p.620-628, 12 abr. 2017. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educacao. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.1.2017.9667.

Downloads

Publicado

2019-09-24

Como Citar

TOLEDO PRADO, G. do V.; PROENÇA, H. H. D. M.; MUNHOZ, L. M. M.; GHIDOTTI, V. Freinet na pedagogia, pedagogia com Freinet: trajetória teórico-metodológica e instrumentos pedagógicos freinetianos. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 4, p. 158–177, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/126. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)