A vivência na formação docente por meio da lousa digital interativa

um relato de experiência

Autores

  • Ivan Fortunato
  • André Nunes de Oliveira IFSP Itapetininga

Palavras-chave:

Lousa digital interativa. Informática na Educação. Formação Docente.

Resumo

Este artigo trata de um projeto de intervenção escolar construído sobre a ideia do “relato de experiência como método de pesquisa educacional”. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública municipal, direcionado aos docentes e sua capacitação para o uso da lousa digital como instrumento de ensino. Ao final, ficou patente a necessidade de um esforço institucional para que a lousa (e qualquer outro aparato tecnológico) seja incorporada nos processos escolares, incluindo investimentos em infraestrutura e manutenção, bem como incentivando seu uso constante. Somente assim os esforços de formação continuada desprendidos pelos docentes terão reflexos contundentes no cotidiano escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Nunes de Oliveira, IFSP Itapetininga

Especialista em Informática aplicada à Educação. Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga

Referências

ALMEIDA, José Adolfo Mota de; PINTO NETO, Pedro da Cunha. A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, v. 17, n. 2, p. 394-413, 2015.

BARCELOS, Nora Ney Santos; VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 73-97, 2006.

DEKEL, Amnon et al. The spelling bee: an augmented physical block system that knows how to spell. International conference on Advances in computer entertainment technology. Salzburg: Anais..., 2007. p. 212-215.

ESTEVES, Rodolfo Fernandes; FISCARELLI, Silvio Henrique; SOUZA, Cláudio Benedito Gomide de. A lousa digital interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação: um panorama Geral. Revista Eletrônica de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, p. 186-197, 2013.

FALCHI, Lilian de Fatima Oliveira; FORTUNATO, Ivan. Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista Eletrônica de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 439-452, 2018.

FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV, Alexandre (org.). Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018a. p.37-50.

FORTUNATO, Ivan. A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp, n. 2, p. 1995-2007, 2018b.

GARCÍA, Francisco García; FERNANDEZ, Rogério Garcia; SOUZA, Karla Isabel de. Lousa digital interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD - Educação Temática Digital, v. 12, n. esp., p. 92-111, 2011.

GOMES, Elaine Messias. Desenvolvimento de atividades pedagógicas para a Educação Infantil com a lousa digital interativa: uma inovação didática. Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MATEUS, Elaine Fernande. Um esboço crítico sobre “parceria” na formação de professores. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 355-384, 2014.

MUOIO, Pierluigi. Risorse Open Source e strumenti compensative per la didattica inclusiva. Bricks, v. 8, n. 4, p. 86-91, 2018

SIQUEIRA, Erica; PEREIRA, Flaviane; FORTUNATO, Ivan. O Coelho Sabido como apoio à alfabetização: relato de experiência. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE, v. 3, p. 62-79, 2019.

TORRES, Mariana Damiani. A lousa digital na educação infantil: Uma prática inovadora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Pedagogia) – Faculdade Unicamp, Campinas, 2011.

TREVISOL, Nicole Pasini; CRESCÊNCIO, Márcio; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC). Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120-142, 2016.

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Fortunato, I., & Oliveira, A. N. de . (2020). A vivência na formação docente por meio da lousa digital interativa: um relato de experiência. Revista Internacional De Formação De Professores, 5, e020021. Recuperado de https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/57