A vivência na formação docente por meio da lousa digital interativa
um relato de experiência
Palavras-chave:
Lousa digital interativa. Informática na Educação. Formação Docente.Resumo
Este artigo trata de um projeto de intervenção escolar construído sobre a ideia do “relato de experiência como método de pesquisa educacional”. O projeto foi desenvolvido em uma escola pública municipal, direcionado aos docentes e sua capacitação para o uso da lousa digital como instrumento de ensino. Ao final, ficou patente a necessidade de um esforço institucional para que a lousa (e qualquer outro aparato tecnológico) seja incorporada nos processos escolares, incluindo investimentos em infraestrutura e manutenção, bem como incentivando seu uso constante. Somente assim os esforços de formação continuada desprendidos pelos docentes terão reflexos contundentes no cotidiano escolar.
Downloads
Referências
ALMEIDA, José Adolfo Mota de; PINTO NETO, Pedro da Cunha. A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias. ETD - Educação Temática Digital, v. 17, n. 2, p. 394-413, 2015.
BARCELOS, Nora Ney Santos; VILLANI, Alberto. Troca entre universidade e escola na formação docente: uma experiência de formação inicial e continuada. Ciência & Educação, v. 12, n. 1, p. 73-97, 2006.
DEKEL, Amnon et al. The spelling bee: an augmented physical block system that knows how to spell. International conference on Advances in computer entertainment technology. Salzburg: Anais..., 2007. p. 212-215.
ESTEVES, Rodolfo Fernandes; FISCARELLI, Silvio Henrique; SOUZA, Cláudio Benedito Gomide de. A lousa digital interativa como instrumento de melhoria da qualidade da educação: um panorama Geral. Revista Eletrônica de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 15, p. 186-197, 2013.
FALCHI, Lilian de Fatima Oliveira; FORTUNATO, Ivan. Simulador phet e o ensino da tabuada na educação básica: relato de experiência. Revista Eletrônica de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 439-452, 2018.
FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV, Alexandre (org.). Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018a. p.37-50.
FORTUNATO, Ivan. A epistemologia da formação docente: o que se pode aprender com o empirismo de Freinet. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. esp, n. 2, p. 1995-2007, 2018b.
GARCÍA, Francisco García; FERNANDEZ, Rogério Garcia; SOUZA, Karla Isabel de. Lousa digital interativa: avaliação da interação didática e proposta de aplicação de narrativa audiovisual. ETD - Educação Temática Digital, v. 12, n. esp., p. 92-111, 2011.
GOMES, Elaine Messias. Desenvolvimento de atividades pedagógicas para a Educação Infantil com a lousa digital interativa: uma inovação didática. Orientador: Sérgio Ferreira do Amaral. 2010. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2010.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MATEUS, Elaine Fernande. Um esboço crítico sobre “parceria” na formação de professores. Educação em Revista, v. 30, n. 3, p. 355-384, 2014.
MUOIO, Pierluigi. Risorse Open Source e strumenti compensative per la didattica inclusiva. Bricks, v. 8, n. 4, p. 86-91, 2018
SIQUEIRA, Erica; PEREIRA, Flaviane; FORTUNATO, Ivan. O Coelho Sabido como apoio à alfabetização: relato de experiência. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino - REPPE, v. 3, p. 62-79, 2019.
TORRES, Mariana Damiani. A lousa digital na educação infantil: Uma prática inovadora. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Pedagogia) – Faculdade Unicamp, Campinas, 2011.
TREVISOL, Nicole Pasini; CRESCÊNCIO, Márcio; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. O uso da lousa digital interativa pelos docentes de um Instituto Federal (SC). Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 120-142, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.