Ampliação do ensino fundamental

implicações a avaliação da aprendizagem

Autores

  • Kellcia Rezende Souza Universidade Federal da Grande Dourados
  • Ana Paula Moreira de Sousa Faculdade Magsul
  • Elisangela Alves da Silva Scaff Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino Fundamental de nove anos. Escola.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as reformulações nas práticas avaliativas das escolas municipais de Dourados-MS a partir da implementação da política de ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo com enfoque qualitativo. A coleta dos dados foi realizada mediante análise dos Projetos Político Pedagógicos e entrevista semi-estrutura com professores, coordenadores das escolas e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Evidenciamos que, apesar de ser destacado nos documentos normativos/orientadores o emprego de instrumentos variados às práticas avaliativas considerando as particularidades das crianças, ainda predomina nas escolas os procedimentos avaliativos tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora em Educação Escolar. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Ana Paula Moreira de Sousa, Faculdade Magsul

Mestre em Educação. Docente Faculdade Magsul.

Elisangela Alves da Silva Scaff, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação. Docente Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília – DF: 20 dez. 1996.

_____. Lei n° 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília – DF: 9 jan., 2001.

_____. Parecer CNE/CEB n° 6, de 8 de junho de 2005. Reexame do Parecer CNE/CEB 24/2004, que vista o estabelecimento de normas nacionais para ampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação, Brasília – DF: 8 jun. 2005a.

_____. Lei n° 11.114, de 16 de maio de 2005. Altera os arts. 6, 30, 32 e 87 da Lei no 9.394. Diário Oficial da União, Brasília – DF: 16 mai. 2005b.

_____. Parecer CNE/CEB n° 18, de 15 de setembro de 2005. Orientações para a matrícula das crianças de 6 (seis) anos de idade no Ensino Fundamental obrigatório, em atendimento à Lei n° 11.114, de 16 de maio de 2005, que altera os Arts. 6°, 32 e 87 da Lei n° 9.394/1996. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação, Brasília – DF: 15 set. 2005c.

_____. Lei n° 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32 e 87 da Lei n° 9.394 de 20/12/1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF: 06 de fev. 2006a.

_____. Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos – 3° relatório do programa. Ministério da Educação. Brasília – DF: 2006b.

_____. Passo a passo da implementação do Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação. Brasília – DF: 2009.

BUENO, Mara Lucinéia Marques Corrêa. Ensino Fundamental de nove anos: implementação e organização escolar em Dourados/MS. Dourados, 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, 2010.

CALLEGARI, César. O Ensino Fundamental de nove anos. In: Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino - ENDIPE, 13°. 2006, Recife. Anais... Recife: UFPE, 2006. 1 CD-ROM.

CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; MENDES, Débora Lúcia L. L. Estudos de avaliação na Educação Infantil. In: Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 293-304, maio/ago. 2009.

CORREA, Bianca Cristina. Ensino Fundamental de nove anos: análise de uma experiência no interior do estado de São Paulo. In: Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, 33°. 2010, Caxambu. Anais... Caxambu, 2010. 1 CD-ROM.

_____. Crianças aos seis anos no Ensino Fundamental: desafios à garantia de direitos. In: Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, 30°. 2007, Caxambu. Anais... Caxambu, 2007. 1 CD-ROM.

DOURADOS. Deliberação Comed n. 28, de 5 de dezembro de 2006. Dourados: COMED, 2006.

_____. Orientação pedagógica para o bloco inicial de alfabetização. Secretaria de Educação. Dourados – MS: 2008.

JEFFREY, Debora Cristina. A prática avaliativa e a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos: desafios. In: Eccos. São Paulo, v. 2, n. 1. p. 229 - 246 Jan/Jun 2009.

MONFREDINI, Ivanise. O Regime de progressão continuada diante da cultura de uma escola “tradicional”. In: Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, 29°. 2006, Caxambu. Anais... Caxambu, 2006. 1 CD-ROM.

SCAFF, Elisângela Alves da Silva; FREITAS, Dirce Nei Teixeira. Desafios à formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental: políticas e práticas. In: IV Encontro de Políticas e Práticas de Formação de Professores e I Congresso de Educação do CPAN, 2011, Corumbá-MS. Anais... Corumbá-MS, 2011. 1 CD-ROM.

SCAFF, Elisângela Alves da Silva; BRITO, Vilma Miranda de. Ampliação dos anos de escolaridade no Brasil: uma das políticas educacionais vigentes. IN: Congresso Ibero-Luso-Brasileiro de política e administração da educação, 2010, Elvas – Portugal. Anais... Elvas – Portugal, 2010.1 CD-ROM.

SILVA, Antônia Almeida; SCAFF, Elisângela Alves da Silva. O Ensino Fundamental de nove anos como política de integração: análise a partir de dois estados brasileiros. In: Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, 32°. 2009, Caxambu. Anais... Caxambu, 2009. 1 CD-ROM.

SILVA, Rute da. A implementação do Ensino Fundamental de nove anos e seus efeitos para a educação infantil: um estudo em municípios catarinenses. Florianópolis, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

SOUZA, Kellcia R. A reorganização do Ensino Fundamental de nove anos a partir do projeto político pedagógico das escolas. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2012.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. A avaliação no bloco inicial de alfabetização no DF. In: Reunião anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED, 29°. 2006, Caxambu. Anais... Caxambu, 2006. 1 CD-ROM.

———. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas-SP: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Como Citar

SOUZA, K. R.; SOUSA, A. P. M. de; SCAFF, E. A. da S. Ampliação do ensino fundamental: implicações a avaliação da aprendizagem. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 4, p. 111–126, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/365. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos