Dificuldades específicas de aprendizagem
análise de artigos publicados na revista educação especial e revista brasileira de educação especial de 2012 e 2022
Palavras-chave:
transtornos de aprendizagem; dislexia; discalculia; TDAH.Resumo
A aprendizagem é um processo complexo e compreende vários fatores relativos ao estudante, como estimulação, motivação e organização cognitiva, dentre outros. A temática dificuldades de aprendizagem é um assunto que preocupa professores, famílias e outros profissionais da área. Nesse sentido, o presente texto teve como objetivo mapear e apresentar estudos sobre dificuldades específicas de aprendizagem, publicados entre 2012 e 2022, na Revista Educação Especial e Revista Brasileira de Educação Especial, com o intuito de verificar a tendência dos estudos publicados nos referidos periódicos. Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, do tipo estado da arte. Inicialmente, discutimos os principais tipos de dificuldades específicas de aprendizagem (DEA) presentes na literatura. Na sequência, na seleção dos artigos nos mencionados periódicos, aplicamos os critérios de inclusão e exclusão, com isso, identificamos e apresentamos 14 artigos, sendo que dois deles trazem em seu título a terminologia “dificuldades de aprendizagem” e os 12 outros apresentam as expressões “dislexia”, “TDAH” ou “discalculia”, as quais dizem respeito à temática. Os textos foram, respectivamente, organizados em quatro Quadros, apresentando o título, ano de publicação, objetivo e autoria. Logo após, apresentamos sinteticamente os estudos. De forma geral, concluímos que, diante da problemática, o número de publicações é baixo, a temática é densa e precisa fazer parte das ementas e discussões de cursos que formam professores, e que refletir sobre o assunto contribui com a compreensão do processo de educação inclusiva.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DE PSIQUIATRIA AMERICANA (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). 4ª. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2014.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA. Disponível em: < http://www.dislexia.org.br/o-que-edislexia/> Acesso em: 30 out. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BERNARDI, Jussara.; STOBÄUS, Claus Dieter. Discalculia: conhecer para incluir. Revista Educação Especial - UFSM, v. 24, n. 38, p. 47-60, jan./abr. 2011.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Brasília, 2008. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2023,
BRASIL. Lei nº 14.254, de 30 de novembro de 2021. Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/lei/L14254.htm>. Acesso em: 27 fev. 2023.
BRZOZOWSKI, Fabíola Stolf. Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade: Medicalização, classificação e controle dos desvios. Dissertação 2009. (Mestrado em Saúde Pública). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/92393/265013.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 27 fev. 2023.
COPETTI, Jordano. Dificuldades de aprendizado: manual para pais e professores. Curitiba: Juruá, 2012.
CORREIA, Luís de Miranda. Dificuldades de aprendizagem específicas: contributos para uma definição portuguesa. Porto: Porto, 2008.
BARBOSA, Gardenia de Oliveira.; MUNSTER, Mey de Abreu Van. O efeito de um programa de equoterapia no desenvolvimento psicomotor de crianças com indicativos de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 1, p. 69-84, Jan-Mar., 2014.
COSTA, Camila Rodrigues.; MOREIRA, Jaqueline Costa Castilho.; SEABRA JÚNIOR, Manoel Osmar. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino de alunos com TDAH em aulas de educação física. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 21, n. 1, p. 111-126, Jan-Mar., 2015.
CRUZ, Vitor. Dificuldades de aprendizagem específicas: uma abordagem e seus fundamentos. Revista Educação Especial - UFSM, v. 24, n. 41, p. 329-346, set./dez. 2011.
DIAS, Tânia.; MESQUITA, Helena. Perfil psicomotor da criança com perturbação específica da linguagem e dislexia. Revista Educação Especial - UFSM, v. 26, n. 45, p. 11-30, jan./abr. 2013.
FERNANDES, Lidiane Aparecida. et. al. Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial - UFSM, v. 30, n. 57, p. 115-128, jan./abr. 2017.
GUEDES, Daniela Ferreira.; BLANCO, Marília Coelho.; COELHO NETO, João. Discalculia: uma revisão sistemática de literatura nas produções brasileiras. Revista Educação Especial - UFSM, v. 32, 2019.
HUDSON, Diana. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger, TOC. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.
MACHADO, Andréia Carla; BORGES, Karina Kelly; COSTA, Maria da Piedade Rezende da; ALMEIDA, Maria Amelia. Perfil dos professores do ensino fundamental de uma rede pública sobre transtornos de aprendizagem. Revista Educação Especial - UFSM, v. 28, n. 52, p. 417-428, maio/ago. 2015.
MARAFÃO, Agostinho Jorge Assunção.; CRUZ, Eduardo Chaves.; BERTELLI, Rosangela. Sistema de economia de fichas associado ao custo da resposta aplicados aos comportamentos de sala de aula de adolescentes com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Revista Educação Especial - UFSM, v. 26, n. 46, p. 229-244, set./dez. 2013.
MARQUEZAN, Reinoldo. Aprendizagem: explicações para as dificuldades. Revista Educação Especial - UFSM, n. 27, 2005.
MARQUEZAN, Reinoldo; DUARTE, Márcia. Atribuição de causalidadade às dificuldades de aprendizagem. Revista Educação Especial - UFSM, n. 16, 2000.
MASSI, Giselie. Dislexia em questão. São Paulo: Plexus, 2007.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva.; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Leitura de estudantes com dislexia do desenvolvimento: impactos de uma intervenção com método fônico associado à estimulação de funções executivas. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v. 25, n. 1, p. 155-174, Jan-Mar., 2019.
MEDINA, Giovanna Beatriz Kalva.; MINETTO, Maria de Fátima Joaquim.; GUIMARÃES, Sandra Regina Kirchner. Funções executivas na dislexia do desenvolvimento: revendo evidências de pesquisas.
Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 23, n. 3, p. 439-454, Jul-Set., 2017.
MENDONÇA, Rosa Filipa Ferreira de.; MARTINS, Ana Paula Loução. Identificação de alunos em risco de apresentarem dislexia: a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 20, n. 1, p. 9-20, Jan-Mar., 2014.
MORAIS, Artur Gomes. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Ática, 2003.
OLIVEIRA, Jáima Pinheiro de.; SANTOS, Sabrina Antunes dos.; ASPILICUETA, Patrícia.; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Concepções de professores sobre a temática das chamadas dificuldades de aprendizagem. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 18, n. 1, p. 93-112, Jan-Mar., 2012.
OLIVEIRA, Patrícia de. Retratos da Dislexia no Brasil: análise bibliográfica do período de 2002 a 2014. 244 f. 2016. Tese (Doutorado em Educação Especial). Universidade Federal de São Carlos-SP, 2016. Disponível em:<https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/8593/T
esePO.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 out. 2020.
Organização Mundial da Saúde. CID-10 Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. 10ª rev. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1997.
PAIANO, Ronê. et. al. Programas de intervenção para alunos com TDAH no contexto escolar: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação Especial - UFSM, v. 32, 2019.
PEREIRA, Mara Dantas.; SILVA, Joilson Pereira da.; Ansiedade e autoestima associadas ao baixo desempenho escolar em estudantes com dislexia de desenvolvimento: uma revisão integrativa. Revista Educação Especial - UFSM, v. 34, 2021.
FERREIRA, Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”.
Educação & Sociedade, n. 79, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 jun. 2023.
RODRIGUES, Aroldo. Psicologia social. Petrópolis: Vozes, 1972.
RODRIGUES, Aroldo. Estudos em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 1979.
RODRIGUES, Aroldo. Aplicações da psicologia social: à escola, à clínica, às organizações, à ação comunitária. Petrópolis: Vozes, 1981.
SILVA, Ewerson Tavares da.; LONGHIN, Sandra Regina.; AMARAL, Jordana de Oliveira do. Discalculia enquanto (a)normalidade: abordagem na formação inicial de professores de matemática em periódicos. Revista Educação Especial - UFSM, v. 35, 2022.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch.; LURIA, Alexander Romanovich. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.