Formação inicial de professores da educação do campo

a história do curso de pedagogia da terra da UERN

Autores

  • Emerson Augusto de Medeiro Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Helena Perpétua de Aguiar Ferreira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores; Educação do campo; Pedagogia da terra

Resumo

Este texto insere-se no âmbito dos estudos acerca da formação inicial de professores da Educação do Campo. Objetiva historiar o processo de construção do Curso de Pedagogia, do Projeto de Formação Inicial Docente nominado de Pedagogia da Terra, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com ênfase para sua constituição na instituição. Trata-se de um estudo qualitativo que fundamenta-se no método de pesquisa história oral. A partir de entrevistas temáticas com o coordenador do curso e com uma ex-aluna da referida licenciatura, consideramos que o processo constitutivo dessa primeira iniciativa de formação inicial docente para atuação na Educação do Campo na UERN foi marcado, entre outros aspectos, por desafios e barreiras tanto institucionais, quanto de cunho pessoal por parte dos formandos, sendo superados pelas ações coletivas, a nível local, dos sujeitos envolvidos com a proposta formativa pensada para o curso.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiro, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Professor Assistente da Universidade Federal
Rural do Semi-Árido. 

Helena Perpétua de Aguiar Ferreira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Referências

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

AUGUSTO DE MEDEIRO, E.; PERPÉTUA DE AGUIAR FERREIRA, H.; LÚCIA OLIVEIRA AGUIAR, A. Formação inicial de professores da educação do campo: a história do curso de pedagogia da terra da UERN. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 325–341, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/398. Acesso em: 29 mar. 2024.

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