Tecnologias Digitais

Reflexões sobre a prática pedagógica e a formação docente

Autores

  • Thiago Bernardo Cavassani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Palavras-chave:

Competência digital, Formação de professores, Tecnologia

Resumo

Este trabalho apresenta um exercício de reflexão teórica sobre as relações entre práticas pedagógicas e demandas formativas dos professores na interface com as tecnologias digitais. Destaca-se incialmente as potencialidades dos novos modos interativos de ensino e aprendizagem proporcionados pelas ferramentas digitais, para então deslindar as implicações formativas e curriculares para o desenvolvimento da competência digital dos professores em geral e de Química em particular. Finalizamos sinalizando a importância do processo de formação inicial docente e a necessidade de um olhar prospectivo aos formadores de professores para as mudanças necessárias à escola do século XXI.

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Biografia do Autor

Thiago Bernardo Cavassani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Doutor em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor do IFSP, campus Catanduva. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5108-5935

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

BERNARDO CAVASSANI, T. Tecnologias Digitais: Reflexões sobre a prática pedagógica e a formação docente. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 8, p. e023012, 2023. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/846. Acesso em: 28 abr. 2024.

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