Percepção dos docentes do Ensino Médio referente à educação sexual na escola

Autores

  • Letícia Thais Santos Oliveira UNASP-SP
  • Ronaldo Santos Santana UNASP
  • Haller Elinar Stach Schunemann UNASP –SP

Palavras-chave:

Educação Sexual. Ensino Médio. Formação docente. Percepção docente.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é investigar a percepção e a formação docente de professores do Ensino Médio sobre o trabalho com educação sexual nas escolas. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo cinquenta professores de diferentes disciplinas que lecionavam no Ensino Médio de escolas públicas localizadas em São Paulo. Foi aplicado um questionário a esses docentes
e realizada uma análise de conteúdo de todo o material. Os dados evidenciaram que boa parte dos professores não possui uma formação específica adequada para o trabalho com a educação sexual com seus estudantes e uma boa porcentagem destes não desenvolve um trabalho com essa temática junto aos seus alunos frequentemente. Aqueles docentes que desenvolvem tais projetos os fazem por diversos fatores, como, por exemplo, por iniciativa própria, pela temática estar inserida no projeto curricular da escola, entre outros motivos. A ênfase que os professores dão quando implementam projetos de educação sexual é mais em aspectos biológicos e psicológicos em detrimento dos aspectos sociais. Outras pesquisas precisam ser realizadas para que se possa ter cada vez mais clareza sobre a forma como a educação sexual se faz presente em um contexto formal de ensino e quais as
possibilidades e os desafios que envolvem essa temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Thais Santos Oliveira, UNASP-SP

Licenciada em Ciências Biológicas pelo UNASP-SP e graduanda do Bacharelado em Ciências Biológicas. 

Ronaldo Santos Santana, UNASP

Licenciado em Ciências Biológicas pela UNASP-SP e mestre em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela UFABC. Atua como professor de Ciências e Biologia na UNASP e colaborador na editora Somos Educação. 

Haller Elinar Stach Schunemann, UNASP –SP

Pedagogo e Teólogo pelo UNASP-SP. Possui Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Doutorado em Ciências da Religião e Pós-doutorado em Religião e Periferia. Atualmente, é professor titular de diversos cursos de graduação e pós-graduação do UNASP –SP. 

Referências

ABRAMOVAY, M. Juventude e sexualidade. 1. ed. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.

ALENCAR, R. A.; Silva, L.; Silva, F. A.; DINIZ, R.E.S. Desenvolvimento de uma proposta de educação sexual para adolescentes. Ciência e Educação, v. 14, n. 1, p. 159-168, 2008.

ALTMANN, H. Diversidad sexual y educación: desafíos para la formación docente. Sexualidad, Salud y Sociedad, n. 13, p. 69-82, 2013.

ARAÚJO, S. S. M. M. Educação sexual: para além dos tabus. Abceducatio, v. 6, p. 10/44-14, 2005.

BARCELOS, N.N.S.; JACOBUCCI, D.F.C. Estratégias didáticas de educação sexual na formação de professores de Ciências e Biologia. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, n. 2, p. 334-345, 2011.

BARCELOS, N.N.S.; ZAIAD, A.G.; SANTOS, C.; BARCELOS, N. S. Educação sexual: relato de uma experiência. Revista Brasileira de Sexualidade Humana. São Paulo: v. 7, n. 2, p. 150-160, 1996.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BONFIM, C. R. S. Educação sexual: contradições, limites e possibilidades. Filosofia e Educação, v. 2, n. 2, p. 406-423, 2010.

BRAGA, E. R. M. Sexualidade infantil: a importância da formação de professores (as) na questão de gênero. In: CARBELLO, S. R. C.; COMAR, S. R. (Org.). Educação no século XXI: múltiplos desafios. 1. ed. Maringá: Eduem, 2009.

BRASIL. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.

BRUESS, C.; GREENBERG, J. Sexuality Education: Theory and Practice. (5th edition). Boston: Jones and Barlett, 2008.

COSTA, L. H. R.; COELHO, E. C. A. Nursing and sexuality: Integrative review of papers published by the Latin-American Journal of Nursing and Brazilian Journal of Nursing. Revista LatinoAmericana de Enfermagem, v. 19, n. 3, p. 631-639, 2011.

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação Sexual: como ensinar no espaço da escola. Linhas (UDESC), v. 7, n. 1, p. 1-21, 2006.

______, M. N. D. Formação de Educadores Sexuais: adiar não é mais possível. Campinas, SP: Mercado das Letras; Londrina/PR: Ed. Eduel, 2006.

GHERPELLI, M. H. B. V. A Educação Preventiva em Sexualidade na Adolescência. Série Idéias, São Paulo: FDE, 1996.

LANGHI, R.; NARDI, R. Dificuldades interpretadas nos discursos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação ao ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n. 2, p. 75-92, 2005.

LOURO, G. L. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MAIA, A. C. B.; RIBEIRO, P. R. M. Educação Sexual: princípios para ação. Doxa - Revista Paulista de Psicologia e Educação, v. 15, n. 1, p. 75-84, 2011.

OLIVEIRA, L. D. G. Orientação sexual: Sob o viés da transversalidade. Piauí, UESPI 2007.

QUIRINO, G.S.; ROCHA, J.B.T.R. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educar em Revista, n. 43, p. 205-224, 2012.

RAMIRO, L; MATOS, M. G. Percepções de professores portugueses sobre educação sexual. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 4, p. 684-692, 2008.

RIBEIRO, M. Educação sexual além da informação. São Paulo: EPU, 1990.

ROSA, C. W.; PEREZ, C. A. S.; DRUM, C. Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n.3, p. 357-368, 2007.

SAITO, M. I.; LEAL, M. M. Educação sexual na escola. Pediatria (USP), v. 22, n.1, p. 44-48, 2000.

SILVA, R.C.P.; MEGID NETO, J. Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência & Educação, v. 12, n. 2, 2006.

UNESCO. Orientação técnica internacional sobre Educação em Sexualidade. Setor Educacional, Divisão de Coordenação das Prioridades da ONU em Educação, Seção VIH e SIDA, 2010.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, L. T. S.; SANTANA, R. S.; SCHUNEMANN, H. E. S. Percepção dos docentes do Ensino Médio referente à educação sexual na escola. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 121–135, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1122. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.