A interdisciplinaridade e a formação do professor

breves considerações

Autores

  • Conceição Solange Bution Perin Universidade Estadual do Paraná
  • Silvana Malavasi Universidade Estadual do Paraná

Palavras-chave:

História da Educação; Ensino; Interdisciplinaridade. Formação de professores.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir sobre o conceito de interdisciplinaridade e a formação do professor em uma perspectiva histórica. Dentre os autores analisados, Ivani Fazenda destaca um elo de cinco princípiosque subsidiam uma prática docente interdisciplinar: humildade; coerência; espera; respeito e desapego. Pretendemos entender alguns paradigmas emergentes do conhecimento interdisciplinar, de ações formativas que ligam a teoria e a prática nos cursos de licenciaturas. A análise deste estudo apresenta alguns debates relacionados com o conhecimento interdisciplinar e a teoria disciplinar fragmentada, visando o objetivo de contribuir para uma reflexão sobre a formação do professor.

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Biografia do Autor

Conceição Solange Bution Perin, Universidade Estadual do Paraná

UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná/ campus de Paranavaí.

ORICID: https://orcid.org/0000-0002-4033-270X

Silvana Malavasi, Universidade Estadual do Paraná

UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná/ campus de Apucarana.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8497-2020

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Publicado

2019-01-31

Como Citar

PERIN, C. S. B.; MALAVASI, S. A interdisciplinaridade e a formação do professor: breves considerações. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 2, p. 98–112, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/170. Acesso em: 25 nov. 2024.