Dos fins aos meios

a complexa prática das escolas

Autores

  • Maria do Rosario Silveira Porto Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

valores, fins, educação, escola, práticas pedagógicas, complexidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de mostrar a importância da discussão sobre os valores e fins da educação que orientam tanto o conteúdo dos currículos escolares, quanto as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas escolas. Baseando-se em autores que apoiam essa discussão, foram colocadas duas questões iniciais: quais fins pretendemos alcançar por meio da ação da escola; e se essa discussão está presente na escola. Para desenvolver o tema, buscou-se primeiramente o sentido de educação e como a escola se coloca nesse contexto, ressaltando que o processo educativo atual torna-se cada vez mais complexo, exigindo um currículo que fuja do meramente reprodutório e um conjunto de práticas pedagógicas igualmente complexas. Enfim, o texto ressalta a importância de respondermos a três questões fundamentais: o que valorizamos para o processo educativo; por que desejamos formar, tendo em vista os fins propostos; e como, que práticas pedagógicas vamos recuperar ou desenvolver para atingir esses fins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Rosario Silveira Porto, Universidade de São Paulo

Professora Doutora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Referências

Barros, R. S. M.. Fundamentos da Educação. In: Menezes, João Gualberto de Carvalho et alii. Estrutura e Funcionamento da Educação Básica – Leituras. São Paulo: Pioneira, 1988. p. 21-34.

Duborgel, B. Imaginaire e pedagogie. De l’iconoclasme scolaire a la culture des songes. Paris: Le Sourire qui Mord, 1986.

Gusdorf, Georges. Professores Para Quê? Para uma pedagogia da pedagogia. Lisboa: Moraes, 1978.

Morin, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

Morin, E. O Método 4: as Ideias – habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulina, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-18

Como Citar

DO ROSARIO SILVEIRA PORTO, M. Dos fins aos meios: a complexa prática das escolas. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 3, p. 187–193, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/394. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.