Profissionalização de professores e processos de problematização

Autores

  • Daniela Maccario University of Turin

Palavras-chave:

Formação de professores, formação profissional, modelos didáticos, ensino baseado em problemas.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa voltada para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras no contexto de cursos acadêmicos para professores em serviço. O foco problemático é a identificação de estratégias para apoiar a renovação do ensino na direção de uma maior personalização das intervenções. Assume-se que os processos de educação estão particularmente relacionados à aquisição de habilidades para analisar e comparar as práticas profissionais, projetar e ajustar a ação, refletir por conta própria e outras práticas, começando pelo reconhecimento dos problemas associados à crescente heterogeneidade das classes escolares. A hipótese de trabalho adotada confirma o valor a ser pago à reflexividade nos processos de treinamento profissional.

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Biografia do Autor

Daniela Maccario, University of Turin

Associate professor of General Didactic - Department of Philosophy and Educational Sciences - University of Turin (Italy)

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

MACCARIO, D. Profissionalização de professores e processos de problematização. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 140–158, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1126. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos