Profissionalização de professores e processos de problematização

Autores

  • Daniela Maccario University of Turin

Palavras-chave:

Formação de professores, formação profissional, modelos didáticos, ensino baseado em problemas.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa voltada para o desenvolvimento de abordagens pedagógicas inovadoras no contexto de cursos acadêmicos para professores em serviço. O foco problemático é a identificação de estratégias para apoiar a renovação do ensino na direção de uma maior personalização das intervenções. Assume-se que os processos de educação estão particularmente relacionados à aquisição de habilidades para analisar e comparar as práticas profissionais, projetar e ajustar a ação, refletir por conta própria e outras práticas, começando pelo reconhecimento dos problemas associados à crescente heterogeneidade das classes escolares. A hipótese de trabalho adotada confirma o valor a ser pago à reflexividade nos processos de treinamento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maccario, University of Turin

Associate professor of General Didactic - Department of Philosophy and Educational Sciences - University of Turin (Italy)

Referências

Altet, M. (2000). L’analyse de pratiques. Une démarche de formation professionnalisante? Recherche et formation, 35, 25-41.

Altet, M. (2006). Le competenze dell’insegnante-professionista: saperi, schemi d’azione, adattamenti ed analisi. In M. Altet, É. Charlier, L. Paquay & P. Perrenoud (eds.), Formare gli insegnanti professionisti. Quali strategie? Quali competenze? (R. Rigo, Trans.) (pp. 31- 44). Roma: Armando (Original work published 1996).

Altet, M. (2010). La relation dialectique entre pratique et théorie dans une formation professionnalisante des enseignants en IUFM: d’une op position à une nécessaire articulation. Education Sciences & Society, 1, 117-141.

Calvani, A., (2001). Educazione, comunicazione e nuovi media. Sfide pedagogiche e cyberspazio. Torino: UTET.

Calvani, A. (2011). Principi di comunicazione visiva e multimediale: fare didattica con le immagini. Roma: Carocci.

Cardarello, R. (2016). Ricerca didattica: fare il punto. Form@re, 3, (15), 1-10, http://fupress.com/formare.

Charles, C.M. (2002). Gestire la classe. Teorie della disciplina di classe e applicazioni pratiche (C. Comoglio ed.). Roma: LAS (Original work published 2002)

Chevallard, Y. (1991). La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La Pensée Sauvage.

Cornoldi, C.(ed.) (2007). Difficoltà e disturbi dell’apprendimento. Bologna: Il Mulino.

Damiano, E. (2004). L’insegnante. Identificazione di una professione. Brescia: La Scuola.

Damiano, E. (2006). La nuova alleanza. Temi, problemi, prospettive della Nuova ricerca didattica. Brescia: La Scuola.

Damiano, E. (2013). La mediazione didattica. Per una teoria dell’insegnamento. Milano: Franco Angeli.

Damiano, E. (2014a). Nella Terra di Mezzo. Un’agenda per le professioni del Tirocinio. In C., Laneve. & F. Pascolini (eds.). Nella Terra di Mezzo. Una ricerca sui Supervisori del Tirocinio (pp.293-320). Brescia: La Scuola.

Damiano, E. (2014b). Il tirocinio nella formazione degli insegnanti. In D.Maccario (ed.), Insegnare a insegnare. Il tirocinio nella formazione dei docenti: il caso di Torino (pp.43-71). Milano: Franco Angeli.

Epstein, J. (2009). School, Family, and Community Partneships: Your Handbook for Action. Thousand Oaks: Corwin.

Furlong, J., & Oancea, A. (2008). Assessing Quality in Applied and Practice-based Educational Research. Continuing the Debate. London and New York: Routledge.

Furlong, J., & Oancea, A. (2006). Assessing Quality in Applied and Practice-based Educational Research. A Framework for Discussion. Review of Australian Research in Education:Counterpoints on the Quality and Impact of Educational Research, 6, 89-104.

Kahan,, S. (2010). Pédagogie différenciée . Bruxelles: De Boeck.

Le Boterf, G. (2000). Construire les compétences individuelles et collectives : Agir et réussir avec competence. Paris: Éd. d'Organisation.

Maccario, D. (2012). Il paradigma docimologico. Prospettive, tecniche, strumenti. In P.C. Rivoltella, & P.G.Rossi (eds.). L’agire didattico. Manuale per l’insegnante (pp. 255-269). Brescia: La Scuola.

Mezirof, J. (2003). Apprendimento e trasformazione. Il significato dell’esperienza e il valore della riflessione nell’apprendimento degli adulti. (R. Merlini, Trans) Milano: Raffaello Cortina (Original work published 1991).

Miles, M., Huberman,, M., & Saldaña, J. (2014), Qualitative Data Analysis. A methods Sourcebook. Los Angeles, London, New Delhi, Singapore, Washington DC, Sage.

Pastré, P. (2007). Activité et apprentissage en didactique professionnelle. In M. Durand, M. Fabre (eds.), Les situations de formation entre savoirs, problèmes et activité (pp.103-121). Paris: L’Harmattan.

Paquay, L, , Altet, M., Charlier, E., & Perrenoud, P. (2006). Formare gli insegnanti professionisti. Quali strategie? Quali competenze? (R. Rigo, Trans.) (pp. 17-29). Roma: Armando (Original work published 1996).

Perrenoud, P. (1999a ). Enseigner: agir dans l’urgence, décider dans l’incertitude. Savoirs et competences dans un métier complexe (2nd ed.) Paris: ESF.

Perrenoud, P. (1999b ). De l’analyse de l’expérience au travail par situations-problèmes en formation des enseignants. In E. Triquet, & C.Fabre-Col (eds.). Recherche (s) et formation des enseignants. (pp.89-105). Grenoble: IUFM.

Perrenoud, P. (1997). Pédagogie différenciée: des intentions à l’action. Paris: ESF.

Perrenoud,, P., Altet ,M., Lessard, C., & Paquay, L. (2008). Conflits de saviors en formation des enseignants: Entre saviors issus de la recherché et saviors issus de l’expérience. Bruxelles: De Boeck.

Rey, B. (1999). Faire la classe à l’école élémentaire. Paris: ESF.

Rossi, P.G. (2015). Ripensare la ricerca educativa nell’ottica della professionalità docente e della generalizability. Pedagogia Oggi,(2), 49-64.

Schön, D.A. (1983). The Reflective Practitioner. How Professionals Think in Action. Basik Books.

Tardif, M., & Lessard, C. (2004). Le travail enseignant au quotidien (2nd ed.). Laval: PUL.

Tardif, M., & Gauthier (2006). L’insegnante come attore “razionale”. Quale razionalità, quale sapere, quale valutazione? In M. Altet, É. Charlier, L. Paquay & P. Perrenoud (eds.), Formare gli insegnanti professionisti. Quali strategie? Quali competenze? (R. Rigo, Trans.) (pp. 201-228). Roma: Armando (Original work published 1996).

Tomlinson, A. (2006). Adempiere la promessa di una classe differenziata: strategie e strumenti per un insegnamento attento alle diversità (A. Gheda, Trans) Roma: LAS (Original work published 2006).

Trinchero, R. (2007). Manuale di ricerca educativa. Milano: Franco Angeli.

Van der Maren, J.-M (2014). La recherché appliquée pour les professionnels. Éducation, (para)medical, travail social. Bruxelles: De Boeck.

Van der Maren, J.-M (2003). La recherché appliqué en Pédagogie. Des modèles pour l’enseignement. Bruxelles: De Boeck.

Vermesh, P. (2011). L’entretien d’explicitation. Paris: ESF.

Vio, C., & Toso, C. (2010). Dislessia evolutiva. Dall’identificazione del disturbo all’intervento. Roma. Carocci

Wenger, E. (1998). Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press.

Publicado

2017-06-01

Como Citar

MACCARIO, D. Profissionalização de professores e processos de problematização. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 140–158, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1126. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos