A formação dos professores no curso de pedagogia
especialização ou generalização?
Palavras-chave:
Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação de professores.Resumo
O estudo objetiva verificar como a formação no Curso de Pedagogia prepara o professor para atuar na Educação Infantil. Foram definidas para a pesquisa quatro dimensões: estrutura do Curso de Pedagogia, preparação epistemológica, formação didático-pedagógica e atuação em campos de serviços e apoio escolar em ambientes escolares e não-escolares. A abordagem metodológica é mista com análise de conteúdo das entrevistas e análise de variância das médias entre os grupos estudados. O Curso de Pedagogia sustenta uma formação generalista, com algumas fragilidades tanto para docência como para atuação em outros espaços fora da sala de aula.
Downloads
Referências
DINIZ, Margareth; NUNES, Célia (organizadores). Professor/a:profissão, condição e formação. Brasília: Liber Livro, 2013.
KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político. Porto Alegre: Artmed, 1997.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1996.
______. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.
MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti et al Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2002.
PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Elaine Bambini Gorgueira et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000.
RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Cláudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014.
SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (organizadores). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.
SÍVERES, Luiz. Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente. Interação. Revista da Faculdade de Educação, UFG – Goiânia FE/PPGE/UFG, v. 38, n. 3, set/dez/2013.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.