O uso do minecraft como recurso tecnológico para mediação de metodologia ativa gamificação no ensino de língua espanhola em educação a distância

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Metodologias ativas, Gamificação, Minecraft

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar uma possibilidade de inserção dos recursos do Minecraft Education Edition em uma sequência didática planejada para o ensino de Língua Espanhola em modalidade de ensino em educação a distância. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa, com uso de análise de ambiente virtual de aprendizagem e de recursos de gamificação. A proposta metodológica permite a ludificação em plataformas virtuais, independentemente do nível e modalidade de ensino, ou da unidade curricular. Entretanto, os resultados positivos da gamificação serão metrificáveis a partir da formação docente continuada e do engajamento dos estudantes

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Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação. Universidade de Brasília. Centro Universitário Projeção

Jefferson Bruno Pereira Ribeiro, Universidade de Brasília

Doutor em Ciências Médicas. Universidade de Brasília

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

MOREIRA, J. R.; RIBEIRO, J. B. P. O uso do minecraft como recurso tecnológico para mediação de metodologia ativa gamificação no ensino de língua espanhola em educação a distância. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021002, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/203. Acesso em: 21 nov. 2024.

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