Saberes docente para o ensino de ciências e biologia
Palavras-chave:
Avaliação. Educação Ambiental. Complexidade. Competência.Resumo
Neste trabalho, práticas no ensino de ciências e de biologia são sugeridas a partir dos
conhecimentos de Paulo Freire e de Edgar Morin. É defendido que a educação em que o professor
só deposita o conteúdo no aluno seja substituída por aquela que instiga a curiosidade, valoriza a
opinião, considera os sentimentos e promova a autonomia. A educação deve converter o educando
em um agente transformador da sua própria realidade. Portanto, o professor precisa atuar com
sentimentalidade, criticidade e autoridade, sem autoritarismo. Além disso, é papel do educador
mostrar que não há conhecimento ileso ao erro ou a ilusão. O docente também precisa trabalhar o
contexto local em relação a um conteúdo global. Deve saber ensinar a condição do humano como
unidade do universo e ensinar sobre a identidade terrena considerando também as incertezas dos
acontecimentos e a ética humana. As discussões aqui apresentadas são inspirações para o
desenvolvimento de práticas de ensino. No entanto, o professor deve adequá-las para o seu
ambiente de trabalho e seu público.
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