Construindo um Protocolo de Observação para a Supervisão Pedagógica entre Pares

Rumo a uma cultura colaborativa, reflexiva e inovadora

Autores

  • Sandra Cordeiro Instituto Politécnico de Bragança
  • Isabel Guerra Instituto Politécnico de Bragança
  • Célia Tomeno Instituto Politécnico de Bragança
  • Elza Mesquita Instituto Politécnico de Bragança

Palavras-chave:

Supervisão pedagógica entre pares, Protocolo de observação como instrumento de registo, Reflexão para a inovação e (trans)formação, Processos colaborativos

Resumo

Este artigo foca-se na construção de um Protocolo de Observação de Supervisão Pedagógica entre Pares, tendo sido desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Supervisão e Inovação em Educação, numa Instituição de Ensino Superior (IES) do nordeste de Portugal Continental. Tem como principal finalidade fornecer uma ferramenta prática e inovadora para enriquecer a supervisão pedagógica destinada à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico. O percurso metodológico passou pela revisão da literatura, pela análise de práticas de supervisão em vigor e pela consulta de reconhecidos autores, especialistas nesta área. As implicações práticas deste recurso podem apontar para uma mudança no modo como a supervisão pedagógica entre pares é vista e contribuir para uma abordagem mais colaborativa e mais reflexiva. Apontam-se algumas limitações na aplicação do protocolo e, por isso, sugere-se a sua adaptação e avaliação tendo em conta os diferentes contextos educativos.

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Biografia do Autor

Sandra Cordeiro, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7473-4862

Isabel Guerra, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9579-9039

Célia Tomeno, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9579-9039

Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Pós-doutoramento. Professora Coordenadora. Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5986-0839

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Publicado

2024-04-25

Como Citar

CORDEIRO, S.; GUERRA, I.; TOMENO, C.; MESQUITA, E. Construindo um Protocolo de Observação para a Supervisão Pedagógica entre Pares: Rumo a uma cultura colaborativa, reflexiva e inovadora. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024007, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1648. Acesso em: 6 maio. 2024.