Formação, observação e práticas refletidas
autorretrato da prática profissional de seis futuros professores
Palavras-chave:
Formação inicial. Prática profissional. Reflexividade. Competências profissionais.Resumo
A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo
foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do
estudo.
Downloads
Referências
DEWEY, J. Democracia y Educación. Una introducción a la filosofia de la educación. Madrid: Ediciones Morata, 1995. 319p.
FLORES, M. A indução no ensino: desafios e constrangimentos. Temas de Investigação 16. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional, 2000. 272p.
FORMOSINHO, J. (coord..). Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. 399p.
GOODSON, I.. Dar voz ao profesor: as histórias de vida dos profesores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 63-79.
IMBERNÓN, F. La Formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: GRAÓ Editorial, 1994. 163p.
LYNCH, B. K. Language program evaluation: Theory and practice. Cambridge: Press Syndicate of the University of Cambridge, 1996. 212p.
MACKEY, A.; GASS, S. M. Second language research: methodology and design. New York and London: Routledge, Taylor & Francis Group, 2016. 424p.
MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. 2a. ed. Porto: Porto Editora, 2013. 272p.
MARCELO GARCIA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. in: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 51-76.
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. in: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 15-34.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. in: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2a. ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 11-30.
PAQUAY, L. ; WAGNER, M. Competências profissionais privilegiadas nos estágios e na videoformação. In: PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET M.; CHARLIER E. (orgs.) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (2.ª ed.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 37-54.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007. 232p.
PHARAND, J.; BOUTET, M. (dirs.) L' accompagnement concerté des stagiaires en enseignement. Québec: Presses de l'Université du Québec, 2008. 188p.
ROCHA, J. & SÁ-CHAVES, I. Entrevista a especialistas na área científica da supervisão: professora Idália Sá-Chaves. in: Supervisão Indagatio Didactica, vol. 4(2), julho 2012. CIDTFF Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro, ISSN: 1647-3582 n.º Extra.
SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. in: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p. 79-91.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 256p.
TEIXEIRA, F. Da natureza da observação pedagógica: da objectividade à interpretação. in: MACHADO, E. A.; ALVES, M. P.; GONÇALVES, F. R. (orgs.) observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores, 2011, p. 17-45.
ULLMAN, R.; GEVA, E. Expanding our evaluation perspective: What can classroom observation tell us about core French programs? The Canadian Modern Language Review, 42, 2, 1985, p. 307-323.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.