Formação, observação e práticas refletidas

autorretrato da prática profissional de seis futuros professores

Autores

  • Elza Mesquita Instituto Politécnico de Bragança
  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Formação inicial. Prática profissional. Reflexividade. Competências profissionais.

Resumo

A reflexão na e sobre a praxis influencia a consciencialização da complexidade do ato de ensinar, pressupõe questionamento, análise e transformação e conduz a mais e melhor aprendizagem e, por conseguinte, a enriquecimento profissional. Usando a reflexão antes, durante e após a ação (as distintas fases do ciclo supervisivo), a formação do futuro professor vem a ser mais criteriosa e comprometida com o processo de formação profissional, uma vez que possibilita o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de competências a partir da identificação e tomada de consciência de fragilidades do eu e do outro e da experienciação de modos de pensar e ser professor. O nosso estudo sustenta-se numa metodologia de natureza qualitativa e o campo de investigação incide, especificamente, sobre as práticas de formação de alunos/futuros professores. Este estudo
foca-se no próprio discurso dos participantes com o objetivo de compreender como percepcionam a sua evolução como pessoas e como profissionais e, servindo-se das categorias da Target Language Observation Scheme (TALOS), procede à análise de conteúdo das suas reflexões sobre três aulas observadas onde transparece um autorretrato da prática profissional. Constatamos um processo de aperfeiçoamento das capacidades de observação e de auto-observação dos sujeitos do
estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Membro colaborador do Centre for Studies in Human Development da Universidade Católica Portuguesa (CEDH) e do Research Centre on Child Studies (CIEC) da Universidade do Minho.

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Educação pela Universidade do Minho Membro colaborador do Centre for Studies in Human
Development da Universidade Católica Portuguesa (CEDH) e do Research Centre on Child Studies (CIEC) da Universidade do Minho.

Referências

DEWEY, J. Democracia y Educación. Una introducción a la filosofia de la educación. Madrid: Ediciones Morata, 1995. 319p.

FLORES, M. A indução no ensino: desafios e constrangimentos. Temas de Investigação 16. Lisboa: Ministério da Educação, Instituto de Inovação Educacional, 2000. 272p.

FORMOSINHO, J. (coord..). Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente. Porto: Porto Editora, 2009. 399p.

GOODSON, I.. Dar voz ao profesor: as histórias de vida dos profesores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 63-79.

IMBERNÓN, F. La Formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura profesional. Barcelona: GRAÓ Editorial, 1994. 163p.

LYNCH, B. K. Language program evaluation: Theory and practice. Cambridge: Press Syndicate of the University of Cambridge, 1996. 212p.

MACKEY, A.; GASS, S. M. Second language research: methodology and design. New York and London: Routledge, Taylor & Francis Group, 2016. 424p.

MARCELO GARCIA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. 2a. ed. Porto: Porto Editora, 2013. 272p.

MARCELO GARCIA, C. A formação de professores: novas perspectivas baseadas na investigação sobre o pensamento do professor. in: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 51-76.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. in: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 15-34.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. in: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. 2a. ed. Porto: Porto Editora, 2013, p. 11-30.

PAQUAY, L. ; WAGNER, M. Competências profissionais privilegiadas nos estágios e na videoformação. In: PERRENOUD, P.; PAQUAY, L.; ALTET M.; CHARLIER E. (orgs.) Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? (2.ª ed.). Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p. 37-54.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2007. 232p.

PHARAND, J.; BOUTET, M. (dirs.) L' accompagnement concerté des stagiaires en enseignement. Québec: Presses de l'Université du Québec, 2008. 188p.

ROCHA, J. & SÁ-CHAVES, I. Entrevista a especialistas na área científica da supervisão: professora Idália Sá-Chaves. in: Supervisão Indagatio Didactica, vol. 4(2), julho 2012. CIDTFF Indagatio Didactica - Universidade de Aveiro, ISSN: 1647-3582 n.º Extra.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. in: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1997, p. 79-91.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. 256p.

TEIXEIRA, F. Da natureza da observação pedagógica: da objectividade à interpretação. in: MACHADO, E. A.; ALVES, M. P.; GONÇALVES, F. R. (orgs.) observar e avaliar as práticas docentes. Santo Tirso: De Facto Editores, 2011, p. 17-45.

ULLMAN, R.; GEVA, E. Expanding our evaluation perspective: What can classroom observation tell us about core French programs? The Canadian Modern Language Review, 42, 2, 1985, p. 307-323.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Como Citar

MESQUITA, E.; MACHADO, J. Formação, observação e práticas refletidas: autorretrato da prática profissional de seis futuros professores. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 106–133, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1395. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.