Educação inclusiva e formação de professores

o que dizem os estudantes?

Autores

  • Elza Mesquita Instituto Politécnico de Bragança
  • Joaquim Machado Universidade Católica Portuguesa

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Flexibilidade Curricular. Socialização Docente. Formação Inicial.

Resumo

As medidas de educação inclusiva e de flexibilização curricular apresentam-se como vias de aprofundamento da escola democrática num contexto de gerencialismo na abordagem à administração do sistema educativo e apontam para a gestão integrada do conhecimento e a intervenção multinível. O estudo, de natureza exploratória, visa compreender como elas influenciam a formação inicial, recorrendo à auscultação dos estudantes. Os dados recolhidos apontam para a recetividade generalizada da ideia de Escola Para Todos, distinção pouco clara entre homogeneização e diferenciação do processo de ensino-aprendizagem e tensão entre uma cultura de obediência às orientações prescritas e a perspetiva de autonomia do professor enquanto gestor curricular.

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Biografia do Autor

Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Estudos da Criança. Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), com sede no IPB, Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. https://orcid.org/0000-0001-5986-0839. 

Joaquim Machado, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Educação. Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH), Universidade Católica Portuguesa, Rua de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1875-9640

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Publicado

2021-12-29

Como Citar

MESQUITA, E.; MACHADO, J. Educação inclusiva e formação de professores: o que dizem os estudantes?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. e021019, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/598. Acesso em: 3 nov. 2024.