Construindo um Protocolo de Observação para a Supervisão Pedagógica entre Pares

Rumo a uma cultura colaborativa, reflexiva e inovadora

Autores

  • Sandra Cordeiro Instituto Politécnico de Bragança
  • Isabel Guerra Instituto Politécnico de Bragança
  • Célia Tomeno Instituto Politécnico de Bragança
  • Elza Mesquita Instituto Politécnico de Bragança

Palavras-chave:

Supervisão pedagógica entre pares, Protocolo de observação como instrumento de registo, Reflexão para a inovação e (trans)formação, Processos colaborativos

Resumo

Este artigo foca-se na construção de um Protocolo de Observação de Supervisão Pedagógica entre Pares, tendo sido desenvolvido no âmbito do Programa de Mestrado em Supervisão e Inovação em Educação, numa Instituição de Ensino Superior (IES) do nordeste de Portugal Continental. Tem como principal finalidade fornecer uma ferramenta prática e inovadora para enriquecer a supervisão pedagógica destinada à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico. O percurso metodológico passou pela revisão da literatura, pela análise de práticas de supervisão em vigor e pela consulta de reconhecidos autores, especialistas nesta área. As implicações práticas deste recurso podem apontar para uma mudança no modo como a supervisão pedagógica entre pares é vista e contribuir para uma abordagem mais colaborativa e mais reflexiva. Apontam-se algumas limitações na aplicação do protocolo e, por isso, sugere-se a sua adaptação e avaliação tendo em conta os diferentes contextos educativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Cordeiro, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7473-4862

Isabel Guerra, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9579-9039

Célia Tomeno, Instituto Politécnico de Bragança

Mestranda. Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal. ORCID: https://orcid.org/0009-0006-9579-9039

Elza Mesquita, Instituto Politécnico de Bragança

Pós-doutoramento. Professora Coordenadora. Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), Instituto Politécnico de Bragança, Campus de Santa Apolónia, 5300-253 Bragança, Portugal.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5986-0839

Referências

ALARCÃO, I. Supervisão clínica: Um conceito e uma prática ao serviço da formação de professores. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XVI, 151- 163, 1982.

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ALARCÃO, I.; TAVARES, J. Supervisão da prática pedagógica: Uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Livraria Almedina, 2003.

ALARCÃO, I.; ROLDÃO, M. C. Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago, 2008.

ALARCÃO, I.; CANHA, B. Supervisão e colaboração. Uma relação para o desenvolvimento. Porto: Porto Editora, 2013.

AMARAL, M. J.; MOREIRA, M. A.; RIBEIRO, D. (1996). O papel do supervisor no desenvolvimento do professor reflexivo: estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, I. (org.) Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996, p. 89-122.

ARENDS, R. Aprender a ensinar. Lisboa: McGraw-Hill, 1999.

AZEVEDO, J. Educação, relações interpessoais e desenvolvimento humano. Porto: Edições Asa, 2012.

BRONFENBRENNER, U. The ecology of human development by nature and design. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press, 1979.

CADIMA, J.; LEAL, T.; CANCELA, J. Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade. Revista Portuguesa de Educação, 24(1), 7-34, 2011. https://doi.org/10.21814/rpe.3039

CARNEIRO, A. Sobre as práticas de observação docente – o uso de instrumentos de registo para a observação em parceria da sala de aula. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, vol. 16, 55-79, 2016. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2016.3421

ESTRELA, T.; ESTEVE, M.; RODRIGUES, A. Síntese da investigação sobre formação inicial de professores em Portugal. Caderno de Formação de Professores. Porto: Porto Editora, INAFOP, 2002.

MESQUITA, E.; SANCHES, A.; FREIRE-RIBEIRO, I. Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de estudo e pesquisa em educação, 22(2), 301-321, 2020. http://hdl.handle.net/10198/22449

OLIVEIRA, A. P.; REIS, M. Planificação de aulas inovadoras: Uma abordagem baseada em competências. Lisboa: Editora Lidel, 2023.

SILVA, R. R. Gestão de sala de aula na educação musical escolar. Revista da ABEM, 21(31), 63-76, 2013. https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/73

SOUSA, E. M. P. A disposição das mesas na sala de aula e as interações entre as crianças: um estudo de caso no 1.º Ciclo. Dissertação (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico). Universidade de Aveiro. Aveiro: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, 2016. https://ria.ua.pt/handle/10773/17356

TEIXEIRA, O.; LUDOVICO, A. Educação pré-escolar: currículo e supervisão. Vila Nova de Famalicão: Editorial Novembro, 2007.

TRACY, S. J. Modelos e abordagens. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. (org.) A supervisão na formação de professores. Da sala à escola. Porto: Porto Editora, 2002. p. 19-92.

Downloads

Publicado

2024-04-25

Como Citar

CORDEIRO, S.; GUERRA, I.; TOMENO, C.; MESQUITA, E. Construindo um Protocolo de Observação para a Supervisão Pedagógica entre Pares: Rumo a uma cultura colaborativa, reflexiva e inovadora. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, p. e024007, 2024. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1648. Acesso em: 21 nov. 2024.