Políticas curriculares e expansão de cursos de pedagogia

sentidos da formação do professor

Autores

  • Isaneide Domingues
  • Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Palavras-chave:

Pedagogia; Formação inicial docente; Matrizes curriculares; DCNs

Resumo

Objetiva-se indicar sentidos dados à formação de professores nos cursos presenciais de Pedagogia, a partir da análise de 144 matrizes curriculares, realizada em pesquisa coletiva, no âmbito do GEPEFE-FEUSP. Analisam-se aspectos da expansão destes cursos, a partir de 1996.  Fundamenta-se nas concepções de aprendizagem como construção individual e contextualizada e na importância dos conhecimentos teóricos e práticos para a formação dos professores. Conclui-se que, neste recorte, os cursos apresentam sinais de fragmentação e de indefinição dos conhecimentos específicos, que se relaciona às políticas de expansão adotadas e às DCNs de Pedagogia.

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Biografia do Autor

Isaneide Domingues

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

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Publicado

2018-03-23

Como Citar

DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F. Políticas curriculares e expansão de cursos de pedagogia: sentidos da formação do professor. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 377–400, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/404. Acesso em: 20 abr. 2024.