Curricular policies and expansion of pedagogy courses

the meaning of teacher education

Authors

  • Isaneide Domingues
  • Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Keywords:

Pedagogia; Formação inicial docente; Matrizes curriculares; DCNs

Abstract

This article indicates the various meanings teacher training has been receiving in face-to-face
Pedagogy courses, through the analysis of 144 curricular matrixes undertaken by GEPEFE-FEUSP research group. It analyses aspects of the expansion of these courses from 1996 onwards, focusing on the importance of practical and theoretical knowledge to the teacher training. As a conclusion, we noticed fragmentation and
blurred definitions when concerning to specific knowledge, aspect that correlates to both the expansion policies adopted and to the Pedagogical DCNs.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Isaneide Domingues

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

References

AGUIAR, M.A.S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade, v.27, nº 96, p.819-842, 2006.

BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária. 237f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 abr. 2018.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 dez. /2017.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 13 dez. 2017.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 13/12/2017.

BRZEZINSKI, I. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. In: SERBINO, R.; RIBEIRO, R.; BARBOSA, R. L. L.; GEBRAN, R. A. (orgs.) Formação de professores. São Paulo: fundação da editora da UNESP, 1998 (seminários e debates).

DINIZ-PEREIRA, J. E. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; CATANI, A. M.. Transformações recentes e debates atuais no campo da educação superior no Brasil. In: DOURADO, L. F.; CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de (orgs.). Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Alternativa, 2003.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n. 100, p. 33-46, dezembro/janeiro/fevereiro, 2013-2014.

GATTI, B. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos e Pesquisas Educacionais, São Paulo, Fundação Victor Civita nº 1, p. 95 a 138, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2006. Brasília: Inep, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 1996. Brasília: Inep, 1997. Disponível em: htpp://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional dos educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006 .

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. Vygotsky, Leontiev, Davídov- Contribuições da teoria histórico-cultural para a Didática. In: SILVA, C. C.; SUANNO, M. V. R. (orgs.). Didática e Interfaces. Rio de Janeiro/Goiânia, 2007.

LIBÂNEO, J. C. A escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? Texto apresentado no Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Unesp, Águas de Lindóia, 2011, mimeo.

LIBÂNEO, J.C. A formação de professores no curso de Pedagogia e o lugar destinado aos conteúdos do ensino fundamental: que falta faz o conhecimento do conteúdo a ser ensinado às crianças? In. SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (orgs) Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, S.G.; FUSARI, J.C. (coords.). Relatório Técnico. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo /. São Paulo: FEUSP, 2014.

SILVA JÚNIOR, C. A. Prefácio. In: SILVESTRE, M. A; PINTO, U. A. (orgs) Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

Published

2018-03-23

How to Cite

DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F. Curricular policies and expansion of pedagogy courses: the meaning of teacher education. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 377–400, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/404. Acesso em: 22 jul. 2024.