A formação dos professores no curso de pedagogia

especialização ou generalização?

Autores

  • Jonathan Rosa Moreira Centro Universitário Projeção
  • Maria Sunes Pereira de Jesus Centro Universitário Projeção
  • José Sérgio de Jesus Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Pedagogia. Diretrizes Curriculares Nacionais. Formação de professores.

Resumo

O estudo objetiva verificar como a formação no Curso de Pedagogia prepara o professor para atuar na Educação Infantil. Foram definidas para a pesquisa quatro dimensões: estrutura do Curso de Pedagogia, preparação epistemológica, formação didático-pedagógica e atuação em campos de serviços e apoio escolar em ambientes escolares e não-escolares. A abordagem metodológica é mista com análise de conteúdo das entrevistas e análise de variância das médias entre os grupos estudados. O Curso de Pedagogia sustenta uma formação generalista, com algumas fragilidades tanto para docência como para atuação em outros espaços fora da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Rosa Moreira, Centro Universitário Projeção

Doutor em Ciência da Informação. Centro Universitário Projeção

Maria Sunes Pereira de Jesus, Centro Universitário Projeção

Centro Universitário Projeção

José Sérgio de Jesus, Centro Universitário Projeção

Centro Universitário Projeção

Referências

DINIZ, Margareth; NUNES, Célia (organizadores). Professor/a:profissão, condição e formação. Brasília: Liber Livro, 2013.

KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político. Porto Alegre: Artmed, 1997.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1996.

______. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 2011.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.

MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti et al Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EduFSCar, 2002.

PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no ofício do professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. A formação do professor: reflexões, desafios, perspectivas. In: BRUNO, Elaine Bambini Gorgueira et al. O coordenador pedagógico e a formação docente. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

RAMALHO, Betânia Leite; NUNES, Cláudio Pinto; CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro (org.). Formação para a docência profissional: saberes e práticas pedagógicas. Brasília: Liber Livro, 2014.

SANTOS, Akiko; SUANNO, João Henrique; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa (organizadores). Didática e formação de professores: complexidade e transdisciplinaridade. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SÍVERES, Luiz. Os processos de aprendizagem na formação e profissionalização docente. Interação. Revista da Faculdade de Educação, UFG – Goiânia FE/PPGE/UFG, v. 38, n. 3, set/dez/2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

MOREIRA, J. R.; JESUS, M. S. P. de; JESUS, J. S. de. A formação dos professores no curso de pedagogia: especialização ou generalização?. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 4, n. 3, p. 3–33, 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/127. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.