Políticas curriculares e expansão de cursos de pedagogia

sentidos da formação do professor

Autores

  • Isaneide Domingues
  • Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Palavras-chave:

Pedagogia; Formação inicial docente; Matrizes curriculares; DCNs

Resumo

Objetiva-se indicar sentidos dados à formação de professores nos cursos presenciais de Pedagogia, a partir da análise de 144 matrizes curriculares, realizada em pesquisa coletiva, no âmbito do GEPEFE-FEUSP. Analisam-se aspectos da expansão destes cursos, a partir de 1996.  Fundamenta-se nas concepções de aprendizagem como construção individual e contextualizada e na importância dos conhecimentos teóricos e práticos para a formação dos professores. Conclui-se que, neste recorte, os cursos apresentam sinais de fragmentação e de indefinição dos conhecimentos específicos, que se relaciona às políticas de expansão adotadas e às DCNs de Pedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaneide Domingues

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

Valéria Cordeiro Fernandes Belletati

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, pesquisadora do grupo de estudos e pesquisas sobre formação de educador. 

Referências

AGUIAR, M.A.S. et al. Diretrizes curriculares do curso de pedagogia no Brasil: disputas de projetos no campo da formação do profissional da educação. Educação e Sociedade, v.27, nº 96, p.819-842, 2006.

BELLETATI, Valéria Cordeiro Fernandes. Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária. 237f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2011.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 abr. 2018.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 2, de 01/07/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível Superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 05 dez. /2017.

BRASIL, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO. RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 13 dez. 2017.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 13/12/2017.

BRZEZINSKI, I. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. In: SERBINO, R.; RIBEIRO, R.; BARBOSA, R. L. L.; GEBRAN, R. A. (orgs.) Formação de professores. São Paulo: fundação da editora da UNESP, 1998 (seminários e debates).

DINIZ-PEREIRA, J. E. A situação atual dos cursos de licenciatura no Brasil frente à hegemonia da educação mercantil e empresarial. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 3, p. 273-280, 2015.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; CATANI, A. M.. Transformações recentes e debates atuais no campo da educação superior no Brasil. In: DOURADO, L. F.; CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de (orgs.). Políticas e gestão da educação superior: transformações recentes e debates atuais. São Paulo: Alternativa, 2003.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GATTI, B. A. A formação inicial de professores para a educação básica: as licenciaturas. Revista USP. São Paulo, n. 100, p. 33-46, dezembro/janeiro/fevereiro, 2013-2014.

GATTI, B. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos e Pesquisas Educacionais, São Paulo, Fundação Victor Civita nº 1, p. 95 a 138, 2010.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2016. Brasília: Inep, 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2006. Brasília: Inep, 2007. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 1996. Brasília: Inep, 1997. Disponível em: htpp://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.

LIBÂNEO, J. C. O ensino da Didática, das metodologias específicas e dos conteúdos específicos do ensino fundamental nos currículos dos cursos de Pedagogia. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: Brasília, v. 91, n. 229, p. 562-583, set./dez. 2010.

LIBÂNEO, J. C. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional dos educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 27, n. 96 - Especial, p. 843-876, out. 2006 .

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. Vygotsky, Leontiev, Davídov- Contribuições da teoria histórico-cultural para a Didática. In: SILVA, C. C.; SUANNO, M. V. R. (orgs.). Didática e Interfaces. Rio de Janeiro/Goiânia, 2007.

LIBÂNEO, J. C. A escola pública brasileira, um sonho frustrado: falharam as escolas ou as políticas educacionais? Texto apresentado no Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, Unesp, Águas de Lindóia, 2011, mimeo.

LIBÂNEO, J.C. A formação de professores no curso de Pedagogia e o lugar destinado aos conteúdos do ensino fundamental: que falta faz o conhecimento do conteúdo a ser ensinado às crianças? In. SILVESTRE, M. A.; PINTO, U. A. (orgs) Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

PIMENTA, S.G.; FUSARI, J.C. (coords.). Relatório Técnico. A formação de professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental: análise do currículo dos cursos de Pedagogia de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo /. São Paulo: FEUSP, 2014.

SILVA JÚNIOR, C. A. Prefácio. In: SILVESTRE, M. A; PINTO, U. A. (orgs) Curso de pedagogia: avanços e limites após as Diretrizes Curriculares Nacionais. São Paulo: Cortez, 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

DOMINGUES, I.; BELLETATI, V. C. F. Políticas curriculares e expansão de cursos de pedagogia: sentidos da formação do professor. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 2, p. 377–400, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/404. Acesso em: 23 nov. 2024.