A INCORPORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Hildizina Norberto Dias UP/Maputo
  • Marli André PUC/SP

Palabras clave:

Educação. Formação de professores

Resumen

O presente trabalho tem o objectivo de reflectir sobre a incorporação dos saberes docentes na formação de professores. As reflexões apresentadas resultam de uma pesquisa realizada sobre a relação entre os saberes docentes e a formação de professores na diversidade cultural. A pesquisa foi efectuada numa Escola Primária da Cidade de Map uto, Moçambique. Os resultados da pesquisa indicam que os saberes docentes podem ser sistematizados e devidamente incorporados nos cursos
de formação de professores. A incorporação dos saberes docentes nos cursos de formação de professores permite efectuar uma melhor articulação entre a teoria e a prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Hildizina Norberto Dias, UP/Maputo

UP/Maputo

Marli André, PUC/SP

Doutora em Educação. Professora do Programa de PósGraduação em Educação da PUC/SP

Citas

ALARCÃO, Isabel. “Contribuição da Didáctica para a formação de professores – reflexões sobre o seu ensino”. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3.ed. São Paulo, Cortez Editora, 2000, pp. 159-190.

BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara, Junqueira Marin, 2004.

CANDAU, Vera. (orgs.) Rumo a uma nova Didáctica. 10.ed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 1988.

DIAS, Hildizina Norberto I.P. Saberes docentes e formação de professores na diversidade cultural. São Paulo, PUC/SP, 2007. Relatório de pesquisa de Pós-Doutorado em Psicologia da Educação.

FRANCISCO, Maria Amélia S. “Saberes pedagógicos e práticas docentes”. In: SILVA, Aida Maria M. et al. Educação formal e não-formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. ENDIPE, Recife, 2006. pp. 27-49.

GIMENO SACRISTÁN, José. “Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores”. IN: Nóvoa, A. (org.). Profissão Professor. Porto, Porto, Editora, 1995, 61-92.

HAYDT, Regina C.C.. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo, Editora Ática, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica.São Paulo, Cortez Editora, 1994.

NÉRECI, I.G. Introdução à Didáctica Geral . 23.ed. Rio de Janeiro, Editora Científica, 1991.

OLIVEIRA, Maria R.N.S. “A pesquisa em Didáctica no Brasil – da tecnologia do ensino à teoria pedagógica” In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3.ed. São Paulo, Cortez Editora, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática. 23.ed. São Paulo, Cortez Editora, l997.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4.ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2002.

Publicado

2016-08-01

Cómo citar

DIAS, H. N.; ANDRÉ, M. A INCORPORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 1, n. 3, p. 194–206, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1426. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARQUEOLOGIA DO SABER

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.