A INCORPORAÇÃO DOS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Educação. Formação de professoresResumo
O presente trabalho tem o objectivo de reflectir sobre a incorporação dos saberes docentes na formação de professores. As reflexões apresentadas resultam de uma pesquisa realizada sobre a relação entre os saberes docentes e a formação de professores na diversidade cultural. A pesquisa foi efectuada numa Escola Primária da Cidade de Map uto, Moçambique. Os resultados da pesquisa indicam que os saberes docentes podem ser sistematizados e devidamente incorporados nos cursos
de formação de professores. A incorporação dos saberes docentes nos cursos de formação de professores permite efectuar uma melhor articulação entre a teoria e a prática.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. “Contribuição da Didáctica para a formação de professores – reflexões sobre o seu ensino”. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3.ed. São Paulo, Cortez Editora, 2000, pp. 159-190.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara, Junqueira Marin, 2004.
CANDAU, Vera. (orgs.) Rumo a uma nova Didáctica. 10.ed. Petrópolis, RJ, Editora Vozes, 1988.
DIAS, Hildizina Norberto I.P. Saberes docentes e formação de professores na diversidade cultural. São Paulo, PUC/SP, 2007. Relatório de pesquisa de Pós-Doutorado em Psicologia da Educação.
FRANCISCO, Maria Amélia S. “Saberes pedagógicos e práticas docentes”. In: SILVA, Aida Maria M. et al. Educação formal e não-formal, processos formativos e saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. ENDIPE, Recife, 2006. pp. 27-49.
GIMENO SACRISTÁN, José. “Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores”. IN: Nóvoa, A. (org.). Profissão Professor. Porto, Porto, Editora, 1995, 61-92.
HAYDT, Regina C.C.. Curso de Didática Geral. 7.ed. São Paulo, Editora Ática, 2002.
LIBÂNEO, José Carlos. Didáctica.São Paulo, Cortez Editora, 1994.
NÉRECI, I.G. Introdução à Didáctica Geral . 23.ed. Rio de Janeiro, Editora Científica, 1991.
OLIVEIRA, Maria R.N.S. “A pesquisa em Didáctica no Brasil – da tecnologia do ensino à teoria pedagógica” In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. 3.ed. São Paulo, Cortez Editora, 2000.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. Unidade teoria e prática. 23.ed. São Paulo, Cortez Editora, l997.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4.ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Internacional de Formação de Professores
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.