A relação entre Educação, Política e Sociedade no Pensamento de Paulo Freire

um Contributo de Reflexão para a Educação em Moçambique

Autores

  • João Abílio Lázaro Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

método de depósito, problematização, conscientização, ingenuidade educação em Moçambique

Resumo

No entender de Paulo Freire (1989), o conhecimento exige que cada pessoa seja um sujeito curioso diante do mundo em que vive. Esta atitude leva a pessoa a desenvolver uma postura “transformadora sobre a realidade”, pois, esta requer uma invenção e reinvenção da situação em que cada um for a se encontrar. Reflectido criticamente sobre este posicionamento, nota–se que este entra em contradição com os ideais apresentados pelo Ministério de Educação em Moçambique, por este último se preocupar em promover a formação profissional e o combate à pobreza. Partindo deste contexto, este artigo procura reflectir sobre a educação moçambicana partindo do pensamento desenvolvido por Paulo Freire. Primeiramente, este trabalho irá apresentar as bases teóricas do pensamento de Freire, para, em seguida, apresentar a crítica que ele faz ao método tradicional (de depósito de conhecimentos). Considerando esta como a base fundacional da crítica de Freire, na terceira parte, este trabalho irá reflectir sobre como esse tipo de educação ajuda na transformação social, e partindo desta, o artigo seguirá para discutir a sua relevância para a situação de educação em Moçambique, para depois apresentar a devida conclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Abílio Lázaro, Universidade Católica de Moçambique

Mestre em Filosofia de Educação pelo Instituto de EducaçãoUniversidade de Londres e Licenciado em Filosofia e Humanidades pelo Arrupe College-Universidade de Zimbabwe. Professor da Universidade Católica de Moçambique

Referências

Darder, Antónia (2002). Reinventing Paulo Freire: A Pedagogy of Love. Oxford: Westview Press.

Freire, Paulo (2000) Cultural Action for Freedom. Boston: Harvard Educational Review.

_________. (1973). Education for Critical Consciousness. New York: Continuum Publishing House.

_________. (2005) Pedagogy of Indignation. Boston: Paradigm Publishers.

_________. (1970) Pedagogy of the oppressed. New York: Continuum Publishing House.

_________. (1985)The politics of education: culture, power and liberation. London: Bergin & Garvey Publishers, Inc.

________. (2005) Teachers As Cultural Workers: Letters to Those Who Dare Teach. Western View Press, Cambridge.

Giroux, Henry (2010) Rethinking Education as the Practice of Freedom: Paulo Freire and the Promise of Critical Pedagogy. Online. Available at

http://archive.truthout.org/10309_Giroux_Freire. (Accessed on 18 Aug. 2014).

Locke, John. Two Treatises of Government and a Letter Concerning Toleration. Ed. By Ian Shapiro. New Haven: Yale University Press, 2003.

Mathew, George (1980). A Day with Paulo Freire. I.S.P.C.K: Texas

Nyirenda, Juma E. (1996). The Relevance of Paulo Freire's Contributions to. Education and Development in Present Day Africa. Volume 10 No. 1. Online available at http://archive.lib.msu.edu/DMC/African%20Journals/pdfs/africa%20media%20review/vol10no1/jamr010001001.pdf. (Accessed on 10 May 2014).

Palmer, Joy et al (eds) (2002). Fifty Modern Thinkers on Education: From Piaget to the Present Day. Routledge: London.

Pereira, João C. G. (2012). A Descentralização ajuda a reduzir a pobreza política em Moçambique? In Luís de Brito et al (org) (2012). Desafios para Moçambique. Maputo: IESE.

República de Moçambique (2011). Plano de Acção para Redução da Pobreza (PARP) 2011-2014, Maputo: Governo de Moçambique. Online available at www.mpd.gov.mz/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=45&Itemid=50%E2%8C%A9=pt. (Accessed on 18 Aug. 2014).

Publicado

2017-06-01

Como Citar

LÁZARO, J. A. A relação entre Educação, Política e Sociedade no Pensamento de Paulo Freire: um Contributo de Reflexão para a Educação em Moçambique. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 159–169, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1127. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos