A relação entre Educação, Política e Sociedade no Pensamento de Paulo Freire

um Contributo de Reflexão para a Educação em Moçambique

Autores

  • João Abílio Lázaro Universidade Católica de Moçambique

Palavras-chave:

método de depósito, problematização, conscientização, ingenuidade educação em Moçambique

Resumo

No entender de Paulo Freire (1989), o conhecimento exige que cada pessoa seja um sujeito curioso diante do mundo em que vive. Esta atitude leva a pessoa a desenvolver uma postura “transformadora sobre a realidade”, pois, esta requer uma invenção e reinvenção da situação em que cada um for a se encontrar. Reflectido criticamente sobre este posicionamento, nota–se que este entra em contradição com os ideais apresentados pelo Ministério de Educação em Moçambique, por este último se preocupar em promover a formação profissional e o combate à pobreza. Partindo deste contexto, este artigo procura reflectir sobre a educação moçambicana partindo do pensamento desenvolvido por Paulo Freire. Primeiramente, este trabalho irá apresentar as bases teóricas do pensamento de Freire, para, em seguida, apresentar a crítica que ele faz ao método tradicional (de depósito de conhecimentos). Considerando esta como a base fundacional da crítica de Freire, na terceira parte, este trabalho irá reflectir sobre como esse tipo de educação ajuda na transformação social, e partindo desta, o artigo seguirá para discutir a sua relevância para a situação de educação em Moçambique, para depois apresentar a devida conclusão.

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Biografia do Autor

João Abílio Lázaro, Universidade Católica de Moçambique

Mestre em Filosofia de Educação pelo Instituto de EducaçãoUniversidade de Londres e Licenciado em Filosofia e Humanidades pelo Arrupe College-Universidade de Zimbabwe. Professor da Universidade Católica de Moçambique

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Publicado

2017-06-01

Como Citar

LÁZARO, J. A. A relação entre Educação, Política e Sociedade no Pensamento de Paulo Freire: um Contributo de Reflexão para a Educação em Moçambique. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 2, n. 2, p. 159–169, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/1127. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos